O Brasil estreia na Copa do Mundo nesta quinta-feira, a partir das 16h (de Brasília), contra a Sérvia, no estádio Lusail, em Doha, no Catar. Primeiro adversário, o time europeu surge como rival mais difícil para a Seleção no Grupo G.
Atualmente no 21º lugar do ranking da Fifa, a Sérvia desembarca no Mundial para brigar por uma vaga no mata-mata da competição, credenciada pelo retrospecto recente no futebol europeu.
Os sérvios se classificaram para a Copa liderando o grupo de Portugal. Na Liga das Nações, vitórias consecutivas colocaram a equipe do técnico Dragan Stojkovic na primeira divisão do torneio. Confira um raio-x completo do adversário da estreia do Brasil.
Como joga
Os sérvios usam um esquema com três zagueiros e dois alas bem ofensivos, mas que fecham uma linha de cinco atletas quando o time não tem a posse de bola.
Ofensivamente, a principal virtude da Sérvia é o jogo pelas laterais com os alas Kostic (que é dúvida para a estreia) e Zivkovic, alvos principais de Sergej Milinkovic-Savic e Dusan Tadic, os dois atletas mais criativos da equipe.
Os alvos desta estratégia de jogo pelas alas são sempre os atacantes Mitrovic e Vlahovic, destaques de Fulham e Juventus no futebol europeu. Ambos possuem “faro de gol” afiado e vão dar trabalho para o Brasil. Mitrovic, que era dúvida, treinou e deve jogar.
O jornalista sérvio Nebojsa Markovic alerta para a variação de armas no ataque que os sérvios têm.
– Eles podem jogar com a bola nos pés, são perigosos na bola parada e também podem jogar em transições rápidas se necessário, dando à Sérvia várias ferramentas para criar oportunidades de gols.
Defesa exposta e pontos fracos
Se o ataque é o ponto forte, a defesa é nitidamente o ponto fraco da equipe. Nebojsa Markovic cita que o time joga variando entre o 3-4-1-2 e o 3-4-2-1, e quando estão no ataque, deixam a linha de fundo mais exposta.
– Temos zagueiros talentosos, mas ainda não estão no nível mais alto. Durante as Eliminatórias, a Sérvia muitas vezes sofreu gols desnecessários, até ingênuos. Isso é definitivamente algo que terão que olhar e tentar resolver contra o Brasil – completou o jornalista sérvio.
A Sérvia sofreu nove gols em oito jogos das Eliminatórias da Europa. A seleção estava no Grupo A da competição, e terminou em primeiro, invicta, mandando Portugal para a repescagem. O grupo tinha, além dos portugueses, Irlanda, Luxemburgo e Azerbaijão.
Elenco, escalação e tática
O jornalista afirma que existe a chance de Mitrovic começar no banco, devido a um problema físico do atacante, que se recupera de lesão. No último amistoso antes da Copa do Mundo, a Sérvia utilizou o esquema 3-4-2-1, com um atacante fixo, no caso, Luka Jokic. Vlahovic foi banco e Mitrovic nem relacionado.
– Mitrović parece estar pronto, mas não tanto para começar a partida. Isto significaria que Dušan Vlahović começaria na frente, com Tadić e Milinković-Savić jogando atrás dele. Uma coisa é certa - qualquer que seja a formação e o sistema Stojković, esta equipe tentará ao máximo ser tão perigosa e proativa quanto possível.