O Toledo deixou para trás o rótulo de "azarão" para ser, de forma invicta, o campeão do primeiro turno do Campeonato Paranaense.
A vitória nos pênaltis sobre o Coritiba, no Couto Pereira, após o 1 a 1 no tempo normal, garantiu mais que a Taça Barcímio Sicupira para o Porco. Com o feito, o time conquistou um lugar na final do estadual e também as vagas na Série D do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil no ano que vem - principal objetivo do clube no estadual.
- É inédito na história. Você tem uma Série D de Brasileiro para calendário, uma Copa do Brasil, não cai mais para a segunda divisão e tem o direito de disputar o título estadual. Saber que tem uma equipe humilde, simples e competitiva - disse o técnico Agenor Piccinin.
Comandado por Piccinin, o Toledo mostrou desde o início uma postura mais defensiva, apostando mais nos contra-ataques e nas bolas paradas, essas saindo dos pés de Revson, artilheiro do time com três gols, todos em cobranças de falta. Desta forma, somou duas vitórias e seis empates (sendo um na semifinal e outro na final), com oito gols marcados e cinco sofridos.
- Nós entramos para a história, agora é só felicidade. Vamos comemorar. Ninguém confiava na gente, mas isso aqui é trabalho - comentou o atacante William Darros, durante a festa do título no Couto Pereira.
-
A campanha
Após um empate sem gols com o FC Cascavel, fora de casa, na estreia, o Porco venceu o Rio Branco-PR por 4 a 2, no 14 de Dezembro. Na sequência, mais três empates sem gols: com o Coritiba, no Couto Pereira, e com o Paraná, em casa, ambos com boa atuação do goleiro André Luiz; e com o Cianorte, novamente em casa.
A classificação para a semifinal só veio na última rodada - e correndo por fora. Então terceiro colocado no grupo A, o Toledo venceu o Cascavel CR, fora de casa, por 2 a 1, e contou com a derrota do Londrina para o Paraná Clube e o empate com o Operário-PR. Com os resultados, o Porco fechou a etapa de classificação em primeiro.
Na semifinal, contra o Operário-PR, empate por 1 a 1 no tempo normal e vitória por 3 a 1 nos pênaltis - com o goleiro André Luiz sendo mais uma vez o destaque, fazendo boas defesas durante o jogo e pegando duas cobranças.
Na final, o Toledo reencontrou o Coritiba no Couto Pereira. Revson, em cobrança de falta abriu o placar para o Porco no fim do primeiro tempo, Rodrigão empatou para o Coxa no começo do segundo, e o título foi definido nos pênaltis. Em uma disputa com mais erros do que acertos, melhor para o Toledo, que venceu por 3 a 2, com o goleiro André Luiz defendendo outras duas cobranças.
- Uma emoção única na minha vida. Um time desacreditado contra um time de respeito, com uma torcida enorme, um grande time. Esse time organizado e humilde que nós temos, estamos de parabéns. Agora é comemorar e dar sequência no segundo turno - disse o zagueiro e capitão Fandinho.
Caso o Porco vença o segundo turno, garante o título estadual automaticamente. O Toledo estreia na Taça Dirceu Krüger no dia 9 de março, quando visita o Athletico, na Arena da Baixada.
Comentários: