Há pouco mais de um mês, os autores dos gols do Inter na vitória por 2 a 1 sobre o Caxiasneste domingo sequer podiam jogar no Campeonato Gaúcho. Não estavam na lista de inscritos na competição. Mas Camilo e Jonatan Alvez jamais desistiram de procurar um espaço no elenco. Os dois vivem situação curiosa, já que o fim de seus contratos se aproxima, e a tendência é pela saída ambos no momento.
O campo, claro, pode mudar essa situação. Camilo tem contrato até julho e depois fica livre no mercado. Ainda não há nenhuma negociação para renovação do vínculo entre Inter e o meia.
Já Alvez está emprestado pelo Junior Barranquilla, da Colômbia, também até julho. O Inter precisaria desembolsar US$ 2,5 milhões de dólares (R$ 9,7 milhões) para comprar os direitos do centroavante. No entanto, o valor estipulado em contrato pode ser modificado com uma negociação e ser reduzido, se esta for a vontade colorada.
– Não existe martelo batido. Aqui no Brasil encaramos de forma diferente. Na Europa jogam até o último dia do contrato, muitas vezes sendo titular, acabam saindo e não existe problema. O Jonatan tinha algumas propostas, mas preferiu ficar. O Camilo desde que chegou sempre foi um grande profissional, nos ajudou na Série B e fez um grande jogo. São questões negociais, o Camilo fica livre em poucos meses, o Jonatan tem opção de compra, com um valor considerável. Vamos esperar – revelou o vice de futebol Roberto Melo após a partida.
Em campo, Camilo comandou o Inter em um bom primeiro tempo no Centenário, enquanto Alvez foi decisivo para o resultado e, ao entrar na etapa final, melhorou o funcionamento coletivo do ataque. O meia esteve perto de ir para o Botafogo, enquanto o centroavante negociou retorno ao Barcelona-EQU. A partir da certeza de permanência, a postura da dupla no dia a dia os levou até o jogo na semifinal no Gauchão.
– Trouxemos todos para o contexto. Aí, como falo, é preparar. Sei que pode ser difícil quando não tem oportunidade, desanima. Faz parte. Mas o jogador de futebol é dono da própria empresa. Faz o que quiser. Se quiser acordar, limpar a empresa, organizar, faz. Se quiser ficar em casa dormindo, pode também. Eu digo: se prepare. Se está no contexto, chega a oportunidade. Não avisei que iam jogar antes desse jogo. Aviso há tempos – destacou Odair.
Foi a primeira partida de Alvez em 2019, quase 120 dias depois de sua última aparição com a camisa colorada, no dia 2 de dezembro de 2018, contra o Paraná, pela última rodada do Brasileirão. Já Camilo, contra o Caxias, fez sua primeira partida como titular na temporada.
O exemplo da dupla deixa mais claro que nunca a possibilidade para todos dentro do elenco do Inter. Dos 32 jogadores inscritos no Gauchão, apenas Guerrero, Heitor e Keiller ainda não atuaram – o peruano ainda cumpre suspensão por doping até sexta-feira, dia 5 de abril.
A vitória obtida em Caxias dá ao Inter a possibilidade de ir para a final do Gauchão mesmo com uma derrota por 1 a 0 no Beira-Rio, no jogo de volta, no próximo sábado. O grupo volta a treinar na tarde desta segunda-feira, quando os titulares continuarão a preparação para o jogo com o River Plate, na quarta, pela Libertadores, também em Porto Alegre.
Comentários: