O clima era de estádio cheio e a esperança do Flamengo fazer um bom placar para chegar mais perto da semifinal da Libertadores. Porém, diante de 64 mil torcedores no Maracanã, foi derrotado por 1 a 0 pelo Peñarol, no jogo de ida das quartas de final, e se complicou muito no torneio sul-americano. O gol de Javier Cabrera fez o pentacampeão continental sair do Rio de Janeiro com uma vantagem maiúscula.
Logo aos 12 minutos, a equipe de Montevidéu encontrou seu triunfo aproveitando falhas em sequência da defesa rubro-negra. Erick Pulgar errou um passe na frente da área, que foi rapidamente aproveitado pelo adversário. Nas costas da cobertura de Léo Pereira, Cabrera apareceu sozinho para marcar.
Na sequência, o Flamengo protagonizou um jogo estéril nos dois tempos, sem conseguir encontrar grandes soluções. Vencido pela estratégia de Diego Aguirre, Tite tentou empilhar atacantes no final da partida e fazer uma pressão final, mas sem surtir efeito. Assim, foi xingado pela torcida nas arquibancadas.
O placar encerra uma das grandes invencibilidades caseiras que perdurava na Libertadores. Há cinco anos e cinco meses, o Flamengo não perdia em seus domínios — eram 28 jogos invictos, com 25 vitórias e três empates. O último time que bateu o rubro-negro havia sido o próprio Peñarol, em abril de 2019, na fase de grupos.
Agora, será necessário vencer no estádio Campeón Del Siglo. O jogo da volta será na próxima quinta-feira (26), às 19h.
O Peñarol pode até empatar, que seguirá às semifinais da Libertadores. Em caso de vitória do Flamengo por um gol de diferença, a vaga será decidida nos pênaltis. Triunfo por dois gols ou mais dá a vaga aos brasileiros.
Comentários: