Universo da Notícia - Sua fonte de notícias na cidade de Santa Helena

Sabado, 20 de Julho de 2024

Futebol Grêmio

Penta da Copa do Brasil, Grêmio aposta em história na competição para espantar má fase

Desempenho em mata-matas serve como trunfo do grupo de Renato Gaúcho para conquistar um bom resultado diante do Juventude.

Penta da Copa do Brasil, Grêmio aposta em história na competição para espantar má fase
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em momento de turbulência na temporada, o Grêmio volta a disputar uma de suas especialidadesPentacampeão da Copa do Brasil, o Tricolor inicia a disputa das oitavas de final às 21h30 desta quarta-feira, contra o Juventude, no Alfredo Jaconi.

Juventude x Grêmio terá transmissão da TV Globo para RS (com Luciano Périco, Maurício Saraiva e Márcio Chagas da Silva), SporTV 3 e PFCI (com Jota Júnior e Sérgio Xavier). O GloboEsporte.com acompanha com vídeos, em tempo real.

Com fama de "copeiro", o time de Renato Gaúcho chega escudado pelos títulos recentes da própria Copa do Brasil, em 2016, da Libertadores, em 2017, da Recopa, em 2018, e também pelo bicampeonato estadual. No último mata-mata, aliás, superou o rival Inter na final do Gauchão.

 
Jean Pyerre está de volta após lesão no ombro — Foto: Lucas Uebel/Grêmio/DivulgaçãoJean Pyerre está de volta após lesão no ombro — Foto: Lucas Uebel/Grêmio/Divulgação

Jean Pyerre está de volta após lesão no ombro — Foto: Lucas Uebel/Grêmio/Divulgação

É verdade que os desfalques continuam. São sete no total: Leonardo Gomes, Paulo Miranda, Kannemann, Bruno Cortez, Marinho, Luan e Diego Tardelli. Por outro lado, Renato contará com os retornos do capitão Maicon e Jean Pyerre.

Há dois jogos sem vencer depois da classificação na Libertadores, o Grêmio tem a má fase no Brasileirão para espantar. Em cinco rodadas, somou apenas dois pontos e é o 18º na tabela. A "virada de chave" citada pelo atacante Marinho após a derrota para o Ceará pode trazer novos ares aos tricolores.

Abaixo, uma lista motivos para o torcedor confiar na redenção gremista: 

Histórico na Copa do Brasil

 O retorno do Grêmio ao período de vitórias tem relação justamente com a Copa do Brasil. O primeiro título de magnitude após o hiato de 15 anos ocorreu justamente no torneio nacional. Em 2016, já sob a batuta de Renato, o Tricolor levantou a taça pela quinta vez.

A equipe esteve próxima da eliminação justamente nas oitavas de final, na reestreia do maior ídolo como técnico. Mas superou o Atlético-PRcom o brilho de Marcelo Grohe e seguiu em frente. Depois, passou por Palmeiras, Cruzeiro e Atlético-MG para ficar com o título.

Venceu também a competição em 1989, 1994, 1997 e 2001. Só é superado em troféus pelo Cruzeiro, que tem seis.

Retrospecto no mata-mata

 

Um dos orgulhos do Grêmio é ser chamado de "copeiro". Uma das principais canções entoadas nas arquibancadas remete justamente a isso.

Com Renato no comando, o time acumula taças em torneios mata-mata: além da Copa do Brasil, vieram as taças da Libertadores, em 2017, e a Recopa, em 2018.

Mesmo no ano passado, quando não ficou com o tetra continental, chegou às semifinais, mas caiu para o River Plate em uma partida polêmica na Arena.

 
 
Grêmio foi campeão gaúcho em cima do Inter — Foto: Eduardo Moura / GloboEsporte.comGrêmio foi campeão gaúcho em cima do Inter — Foto: Eduardo Moura / GloboEsporte.com

Grêmio foi campeão gaúcho em cima do Inter — Foto: Eduardo Moura / GloboEsporte.com

O sucesso em competições eliminatórias aparece também no Gauchão, do qual é o atual bicampeão. Em abril, foi campeão estadual em cima do maior rival em dois confrontos sem gols, mas repleto de emoção na disputa dos pênaltis.

 

Supremacia contra o Juventude

 

O desempenho do Grêmio contra o adversário desta noite é mais do que positivo nos últimos anos. São cinco vitórias e apenas um empate em seis jogos, com 18 gols marcados e um sofrido. Aliás, há três anos o Tricolor sequer sofre um gol do Juventude.

Nesta temporada, nas quartas de final do Gauchão, o Tricolor goleou por 6 a 0 em pleno Jaconi, com empate em 0 a 0 no jogo de volta. A última derrota ocorreu no distante 21 de abril de 2016, quando levou 2 a 0 pelo duelo de ida das semifinais do estadual.

 

JUVENTUDE X GRÊMIO - OITAVAS DE FINAL DA COPA DO BRASIL

 

  • Local: Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
  • Data e hora: quarta-feira (21/05), às 21h30 (horário de Brasília)
  • Provável Juventude: Marcelo Carné; Vidal, Genílson, Sidimar e Eltinho; João Paulo, Aprille (Christian), Denner, Lennon e Dalberto (Bruno Alves); Braian Rodríguez
  • Quem está fora: Moisés
  • Pendurado: Marcelo Carné
  • Provável Grêmio: Paulo Victor; Léo Moura, Geromel, Michel e Juninho Capixaba; Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Jean Pyerre e Everton; André
  • Quem está fora: Kannemann, Bruno Cortez, Leonardo Gomes, Marinho, Diego Tardelli, Paulo Miranda e Luan
  • Pendurados: não há
  • Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro apita a partida, auxiliado por Eduardo Gonçalves da Cruz e Sidmar dos Santos Meurer. Wanderson Alves de Sousa será o quarto árbitro. No VAR, o árbitro de vídeo será Igor Junio Benevenuto de Oliveira, auxiliado por Emerson de Almeida Ferreira e Carlos Berkenbrock, todos supervisionados por Marrubson Melo Freitas
  • Transmissão: TV Globo para RS (com Luciano Périco, Maurício Saraiva e Márcio Chagas da Silva), SporTV 3 e PFCI (com Jota Júnior e Sérgio Xavier). O GloboEsporte.com acompanha com vídeos, em tempo real.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FONTE/CRÉDITOS: Globoesporte.com
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!