A reta final do Brasileirão ganhou um peso extra nos bastidores do Santos. Com dez partidas pela frente antes de iniciar o planejamento definitivo para 2027, o clube já sabe que precisará tomar decisões importantes sobre o elenco. Entre elas, estão os futuros de Neymar e Gabigol, dois dos principais nomes do time.
Além disso, quatro dos cinco jogadores contratados na atual janela possuem vínculos curtos. Por isso, a diretoria terá pouco tempo para avaliar o desempenho dos reforços e definir quem continuará no projeto da próxima temporada.
Neymar deve esperar o fim do Brasileirão
A situação de Neymar é tratada com cautela. Aos 34 anos, o camisa 10 tem contrato com o Santos somente até o encerramento de 2026. Internamente, a tendência é que qualquer conversa sobre uma possível renovação fique para depois do Campeonato Brasileiro.
O atacante, que está prestes a ser pai pela quarta vez, demonstra satisfação com a vida em Santos. Dessa forma, uma saída neste momento não aparece como o cenário mais provável. No entanto, uma eventual permanência exigiria uma nova negociação financeira.
Atualmente, o clube desembolsa R$ 80 milhões por meio do contrato com a NR Sports. Ao mesmo tempo, a folha salarial do futebol profissional gira em torno de R$ 26 milhões por mês, e Neymar representa aproximadamente 15% desse montante.
A eleição presidencial marcada para 5 de dezembro também deve influenciar diretamente o futuro do jogador. Marcelo Teixeira ainda não confirmou oficialmente que disputará a reeleição, embora aliados considerem sua candidatura provável. A disputa deve contar ainda com quatro representantes da oposição.
Alexandre Mattos, diretor executivo de futebol, considera o resultado eleitoral fundamental antes de qualquer avanço na negociação.
“Muita gente pergunta, ‘Ah, o Neymar não vai renovar?’, eu acho que primeiro tem que resolver a eleição. É fato , quem trouxe o Neymar de volta foi o presidente Marcelo Teixeira. É óbvio que o fato dele continuar fortalece e muito uma possível renovação do Neymar. O pai dele está lá com o Marcelo Teixeira, conhece, confia… E aí, obviamente, que a gente vai entender a felicidade do Neymar para ele continuar. E ele está demonstrando no dia a dia, está muito feliz, está doido para jogar”, disse Mattos, diretor de futebol do clube, em entrevista ao ge.
Gabigol depende de negociação com o Cruzeiro
Já o cenário de Gabigol envolve uma equação mais complexa. O atacante, de 30 anos, pertence ao Cruzeiro e possui contrato com o clube mineiro até dezembro de 2028. Emprestado ao Santos no início da temporada, ele soma 23 gols e 10 assistências no ano.
Quando o empréstimo foi fechado, o Cruzeiro concordou em dividir os vencimentos do atleta com o Santos. Agora, entretanto, uma eventual permanência dependeria de uma nova negociação entre os clubes, além de espaço no orçamento santista.
Segundo Mattos, ainda não existe conversa oficial para prolongar a passagem do atacante pela Vila Belmiro. Novamente, a eleição aparece como um ponto de influência nas próximas decisões.
“O principal é uma eleição. O Gabigol é outro que tem uma relação com a família Teixeira, de confiança muito grande. Enfim, tem uma eleição e isso vai interferir muito ali na credibilidade das pessoas ali para as coisas acontecerem. No caso do Gabigol, não é momento pra isso, nós temos jogos, O Cruzeiro também, o Gabigol hoje é um ativo bem valorizado.”
O dirigente também ressaltou que uma série de fatores precisará entrar na conta. Afinal, além da posição do Cruzeiro e do próprio jogador, a campanha santista pode definir se o clube disputará Libertadores ou Sul-Americana em 2027.
“A gente vai entender isso lá na frente. Não sabemos se o Cruzeiro quer, se ele vai ter proposta. É claro que sempre há um pensamento e planejamento. Mas, vamos estar na Libertadores? Sul-Americana? Enfim, tudo pode interferir, mas o principal certamente será o desejo do atleta, porque ele desejou vir” – completou Mattos.
Comissão técnica também pode pesar
Antes de avançar por Gabigol, o Santos ainda precisará saber quem estará no comando da equipe na próxima temporada. Mattos destacou que uma eventual mudança no treinador pode alterar o planejamento esportivo e, consequentemente, a avaliação sobre o atacante.
“Lá na frente vamos entender, quem vai estar no clube, comissão técnica, enfim, coisas que a gente vai conversar. Vamos supor que o Cuca receba proposta e saia e venha um técnico que não tem o perfil do Gabigol? Sei lá, estou apenas dando um exemplo. Então não adianta ficar conversando agora, que a gente sabe que ele tá feliz, que ele gosta, mas que ele tem um compromisso com o Cruzeiro. E depois nós vamos entender se o próprio Cruzeiro falar, não, quero o Gabigol aqui de volta. Vai ter um momento pra isso, mas agora no momento a gente não conversou””, encerrou.
Enquanto as decisões ficam para mais adiante, o Santos concentra suas atenções no Brasileirão. Com Gabigol entre os titulares e Neymar relacionado, o Peixe enfrenta o Flamengo nesta quinta-feira (7), às 19h30, na Vila Belmiro, pela 29ª rodada.
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se