Universo da Notícia - Sua fonte de notícias na cidade de Santa Helena

Quarta-feira, 19 de Junho de 2024

Futebol Internacional

Sobis herda posição e tem missão de substituir Guerrero no Inter; veja o que muda no time

Equipe de Odair tem dois jogos pela frente até a parada da Copa América sem o seu goleador, convocado pela seleção peruana.

Sobis herda posição e tem missão de substituir Guerrero no Inter; veja o que muda no time
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Paolo Guerrero precisou de 13 jogos e menos de dois meses na ativa para deslanchar com protagonismo imediato no InterO centroavante já é o artilheiro isolado da equipe, com nove gols, e deixa uma lacuna difícil de ser preenchida ao se "despedir" para a disputa da Copa América.

Cabe a Rafael Sobis a missão de substituí-lo e evitar que o torcedor sinta saudades do goleador nos dois jogos restantes até a parada no calendário – Vasco (fora, nesta sexta-feira) e Bahia (casa, em 12/06). A responsabilidade tende a ser assimilada com naturalidade pelo atacante, ídolo bicampeão da América em 2006 e 2010. Mas demanda ajustes na maneira de jogar.

 

A escolha pelo camisa 23 é recorrente na equipe quando o peruano não está à disposição. E foi praticamente confirmada por Odair Hellmann após a vitória por 2 a 0 sobre o Avaí, no último domingo, no Beira-Rio, até para evitar especulações durante a semana.

Além da idolatria pelo protagonismo das passagens anteriores, Sobis leva como trunfo os números pela equipe na temporada. Ele já marcou quatro gols e é o líder do elenco em assistências, com cinco passes para gol em 20 jogos.

– Eu estou bem. Já mostrei isso. Meus números são bons, pouco tempo em campo, estou mostrando que meus números são maravilhosos. E agora, talvez com oportunidade, fazer com que esses números melhorem. Vou encarar igual como encarei todos os jogos. O time está bem, é mais fácil entrar em um time que está bem. Tomara que possa ajudar em campo, como ajudei em outros momentos – disse o atacante, em evento na noite desta segunda-feira.

 

 

Sobis pelo Inter em 2019

 

 

  • 20 jogos
  • 8 jogos como titular
  • 4 gols
  • 5 assistências
  • 870 minutos em campo

 Mudança de característica

 A entrada de Sobis obriga o Inter a se adaptar a um estilo diferente de movimentação e posicionamento para a função. Camisa 9 "clássico", Guerrero é válvula de escape para a defesa com bolas pelo alto para fazer a parede e manter a posse na força. O centroavante também dá mais profundidade para empurrar os rivais para mais próximo do gol.

Rafael Sobis, por sua vez, é opção de menor estatura – apesar de manter o nível de força para segurar a defesa rival. Os passes para ele têm de ser preferencialmente pelo chão.

Além disso, Sobis tem mais mobilidade que Guerrero. Costuma sair da área para atuar entre o volante e a dupla de zaga e abrir espaço para a chegada dos companheiros. Assim, ele muda a exigência para os extremas. Os jogadores de lado têm de entrar em diagonal e atacar o espaço deixado por ele dentro da área em vez de ir à linha de fundo buscar cruzamentos.

 
Escalação do Inter com Rafael Sobis na vaga de Guerrero — Foto: GloboEsporte.com

Escalação do Inter com Rafael Sobis na vaga de Guerrero — Foto: GloboEsporte.com

Este tipo de movimentação também pode acarretar em uma adaptação para encaixe com D'Alessandro. O gringo é quem atua centralizado no 4-2-3-1, em uma faixa de campo que pode ser ocupada também por Sobis.

 

Assim, é possível até que o Inter retome o 4-1-4-1. Ao menos, para enfrentar o Vasco na próxima sexta-feira, às 20h, em São Januário, pela 8ª rodada do Brasileirão. O esquema é o habitual nos jogos fora de casa.

– O Sobis tem imposição também. Busca o confronto na bola disputada, mas não é a principal dele. Você precisa trabalhar mais no chão. Ele sai para jogar, circula às costas dos volantes. Aí, tem a movimentação da equipe, outros jogadores ocupam e precisam pisar na área. Ele tem boa finalização de fora da área. Não é a mesma característica, mas buscaremos usar para potencializar – diz Odair.

> Jogos do Inter sem Guerrero

  • 07/06 (20h30) - Vasco x Inter - São Januário - 8ª rodada do Brasileirão
  • 12/06 (21h30) - Inter x Bahia - Beira-Rio - 9ª rodada do Brasileirão

 Caso, o treinador opte por retomar a característica de Guerrero, encontra em Pedro Lucas, Jonatan Alvez e Santiago Tréllezalternativas em seu elenco. William Pottker e Guilherme Paredetambém já atuaram centralizados – o camisa 99, inclusive pelo Inter –, mas são opções habituais para o lado do campo.

Odair começa a definir a escalação da equipe nesta terça-feira, na reapresentação do elenco para treinamentos. Inter e Vasco se enfrentam às 20h da sexta-feira, em São Januário, pela 8ª rodada do Brasileirão.

 
FONTE/CRÉDITOS: Globoesporte
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!