O meia Moisés, do Palmeiras, e o zagueiro Gustavo Henrique, do Santos, estão liberados para disputar o Campeonato Paulista – por enquanto. A defesa dos dois clubes conseguiu efeitos suspensivos para os atletas nesta quinta-feira no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) – eles haviam sido punidos com quatro jogos pelo Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP).
Moisés e Gustavo Henrique levaram gancho em segunda instância na última segunda-feira por causa de uma confusão em campo no clássico do dia 23 de fevereiro, na oitava rodada da fase de grupos. Com a punição dada pelo TJD-SP, o meia e o zagueiro estariam fora do campeonato, mesmo que Palmeiras e Santos se classificassem para a final. Agora, graças ao efeito suspensivo, poderão atuar no Paulistão até que o STJD julgue recursos, que ainda não foram pautados.
Os dois jogadores se agarraram pela camisa, e o palmeirense chegou a tomar um tapa do santista no rosto (veja no vídeo acima). Ao final da partida, porém, ambos minimizaram o episódio, o qual classificaram como "coisa de jogo".
O Palmeiras, que rompeu relações com a Federação Paulista de Futebol (FPF) há um ano, considerou a punição do TJD a Moisés "absurda".
No entendimento da diretoria do Verdão, tratou-se de um ato de vingança contra o clube, que recentemente voltou a reclamar da arbitragem e do presidente do TJD-SP, Antonio Assunção de Olim, conhecido como Delegado Olim.
O Peixe também havia recebido com indignação a decisão do TJD de punir o zagueiro na última segunda-feira. O clube havia acatado a decisão de primeira instância – tanto que não recorreu – e o zagueiro já havia cumprido a suspensão de um jogo.
O que mais irritou o Santos foi o "timing" da decisão do Pleno do TJD. A confusão entre Gustavo Henrique e Moisés se deu num jogo pela oitava rodada do Campeonato Paulista. Houve mais quatro rodadas da fase de grupos, dois jogos das quartas de final e mais um jogo da semifinal antes do julgamento. Se o julgamento tivesse ocorrido antes, Gustavo Henrique poderia ter cumprido a pena em partidas menos decisivas para o Santos.
Pela semifinal do Paulista, o Palmeiras enfrenta o São Paulo, domingo, em casa, após empate em 0 a 0 no jogo de ida. O Santos recebe o Corinthians no Pacaembu, segunda-feira, e precisa vencer após derrota por 2 a 1 na primeira partida.
Comentários: