Mais de 700 kg de peixe em uma panela de quase 12 toneladas. Essa é a proporção do gigante caldo de tilápia (peixe natural de água doce) de Armazém, no Sul de Santa Catarina, que será servido pela prefeitura no final do mês.
Conforme o município, o líquido é mexido com duas grandes colheres de ferro, feitas especialmente para a 3ª Festa Regional da Tilápia, que ocorre no próximo domingo (28), com auxílio de uma retroescavadeira.
Um vídeo, gravado na edição anterior do evento, mostra o caldo sendo retirado da panela pela retroescavadeira e inserido a um filtro, que direciona o caldo para panelas menores. Após esse processo, o prato é servido ao público.
A lei estadual nº 17.673 deu a Armazém o título de Capital Catarinense da Tilápia. Mas, segundo a prefeitura, não é só isso que torna o caldo especial.
Ao todo, compõem a produção cerca de 500 kg de temperos, que incluem cebolinha, salsinha, louro e alho-poró. Além disso, um molho com banha suína, tomate e caldo de galinha também garante o sabor final do maior caldo de tilápia do país, como denomina a prefeitura.
A estimativa é que os aproximadamente 2500 litros de caldo sirvam cerca de 4,5 mil pessoas.
Panela gigante
Com volume total de 7,45 mil litros, a panela foi fundida em Piracicaba (SP) e montada em Joinville, no Norte de Santa Catarina, onde morava o proprietário dela, o falecido empresário José Bittencourt Rodrigues, que morreu em 2023.
Segundo a prefeitura, Rodrigues cedia a panela ao município para a festa, de onde era natural. Agora, a família seguirá mantendo a tradição, ainda conforme o município.
Comentários: