Administração municipal está promovendo um curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) destinado aos servidores municipais. A iniciativa visa capacitar os funcionários para melhor atender às demandas da população surda e promover uma maior integração e inclusão nos serviços oferecidos pela prefeitura.
O curso com duração de 100 horas, com aulas semanais de três horas, teve início no último mês e tem duração prevista até novembro, está sendo ministrado pelos professores Valdeir Ramos e Cleiva Maria Kieling, com experiência e expertise na área, ambos também docentes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
A grade curricular abrange desde o alfabeto manual até expressões cotidianas e termos específicos utilizados na comunicação com pessoas surdas.
Além disso, são oferecidas atividades práticas para que os participantes desenvolvam habilidades na utilização da Libras. A previsão é de que, ao final da capacitação, os servidores estejam aptos a se comunicar em Libras e possam aplicar esse conhecimento em suas rotinas de trabalho.
Neste momento, a Administração priorizou a formação para servidores que trabalham com atendimento ao público e 30 funcionários estão participando.
Comentários: