Na madrugada de segunda-feira (29) a equipe do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) de Umuarama realizou uma grande apreensão de maconha. As 2,4 toneladas do entorpecente estão avaliadas em R$ 4,8 milhões. Somando-se o valor aproximado da carreta que foi apreendida, o prejuízo estimado ao crime foi de aproximadamente R$ 5,180 milhões.
Uma nota com os detalhes da situação foi divulgada pela assessoria, informando que a apreensão aconteceu por volta das 3h30, no âmbito da Operação Protetor/Base Integrada Querência do Norte.
A equipe realizava patrulhamento pela PR-580, entre a cidade de Umuarama e o distrito de Serra dos Dourados quando foi visualizado um caminhão Scania de cor branca, ostentando placas de origem paraguaia trafegando em velocidade incompatível com a via e forçando ultrapassagem em faixa continua.
Os policiais deram ordem de abordagem através de sinais sonoros e luminosos. O condutor não acatou e foi iniciado o acompanhamento tático, que se estendeu por aproximadamente 10 quilômetros, até que o suspeito parou.
Com o condutor da carreta, um homem de 34 anos de nacionalidade paraguaia, nada de ilícito foi localizado, nem na busca realizada na cabine. O semirreboque não continha carga, apenas um pó branco (cal) por toda a sua extensão. Os sinais identificadores apresentavam possível adulteração (chapeamento), gerando ainda mais suspeição nas equipes.
Diante disso, o veículo foi conduzido até a sede operacional do BPFron para averiguação mais minuciosa e foi acionada a equipe do canil da unidade. O cão de faro Nero indicou positivamente para a presença de drogas no semirreboque da carreta. O assoalho foi desmontado e abaixo dele havia um fundo falso, onde estava escondida a droga. Após pesagem foram contabilizadas 2,4 toneladas de maconha.
O motorista recebeu voz de prisão. Ele foi encaminhado juntamente com a carreta e o entorpecente para a Delegacia da Polícia Federal de Guaíra.
Comentários: