Universo da Notícia - Sua fonte de notícias na cidade de Santa Helena

Quinta-feira, 23 de Maio de 2024

Notícias Eleições 2024

Chefe do cartório eleitoral de Santa Helena alerta sobre prazos para quem quer fazer, revisar ou transferir título de eleitor

Dia 8 encerra o prazo e é preciso não deixar para última hora.

Chefe do cartório eleitoral de Santa Helena alerta sobre prazos para quem quer fazer, revisar ou transferir título de eleitor
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Para votar nas Eleições Municipais de 2024, a cidadã ou o cidadão precisa estar com o título de eleitor regular. Veja a seguir o passo a passo para solucionar pendências e como é fácil regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral.

Primeiramente, para consultar a situação do documento, a pessoa deve acessar o Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ir até o campo “Serviços”, localizado no canto superior direito da página. Em seguida, basta acessar a opção “Situação Eleitoral” e informar o CPF. Caso esteja com o título de eleitor cancelado ou suspenso, é necessário fazer a regularização até o dia 8 de maio, pois, após essa data, o cadastro eleitoral para o pleito deste ano estará fechado para novas inscrições e outros procedimentos.

Neste ano, mais de 152 milhões de eleitoras e de eleitores escolherão candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em mais de 5,5 mil municípios do país. O primeiro turno do pleito está marcado para 6 de outubro, e o segundo turno para o dia 27 de outubro, onde for preciso.

Publicidade

Leia Também:

Por que o título de eleitor pode ser cancelado?

O título de eleitor pode ser cancelado por diversos motivos; entre eles, falecimento, ausência à votação em três eleições consecutivas sem apresentar justificativa e não comparecimento à revisão do eleitorado no município onde se vota. Vale destacar que o TSE não envia nenhum comunicado informando o cancelamento. Consulte se há débitos eleitorais

Para regularizar o título cancelado

  • Acesse o Autoatendimento Eleitoral, disponível no canto superior direito da página do TSE. 
  • Clique em “Título Eleitoral”.
  • Vá até a opção “Regularize seu título eleitoral cancelado”. Preencha o formulário e envie os documentos solicitados.
  • Anote o número de protocolo e acompanhe o andamento também pelo Autoatendimento Eleitoral, na opção “Acompanhe uma solicitação”.

Em que situações o título de eleitor pode ser suspenso?

A suspensão do título de eleitor ocorre em caso de conscrição (prestação de serviço militar); condenação criminal definitiva; condenação por improbidade administrativa transitada em julgado (em que não caiba mais recurso) e recusa ao cumprimento de obrigação a todos imposta ou de prestação alternativa.

Para regularizar o título de eleitor suspenso:

  • Primeiramente, é preciso ter o comprovante que restabelece os direitos políticos da eleitora ou do eleitor (comunicação do Ministério da Justiça; portaria; certidão do juízo competente ou outro documento que comprove o cumprimento ou a extinção da pena ou sanção imposta; e certificado de reservista, entre outros, a depender do caso).
  • Em seguida, procure o cartório eleitoral que atenda seu município para regularizar o título de eleitor cancelado. Consulte aqui o endereço da zona eleitoral cadastrada no seu títuloou fale com a Ouvidoria do TRE do seu estado.

O chefe do cartório eleitoral da 129ª Zona Eleitoral de Santa Helena, Catior Pitt, reforça como eleitores podem regularizar sua situação eleitoral e também optar por novos locais de votação que foram abertos com o objetivo de “desafogar” algumas urnas que estão com um número grande de eleitores, o que acaba gerando filas nos dias de eleição.

Catior também alerta as pessoas que desejam fazer o seu primeiro título de eleitor, que o prazo também se encerra no dia 8. Este serviço é feito presencialmente na sede do fórum eleitoral.

Catior Pitt também explica sobre os trabalhos de revisão e transferência eleitoral.

FONTE/CRÉDITOS: Da Redação com informações do TSE
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!