A Orquestra Sinfônica do Paraná completa 37 anos e revela toda a capacidade de encantar plateias, do erudito ao popular, passando pela música antiga e contemporânea. Com o concerto "Clássicos Sertanejos" os músicos viajam pelo Paraná para apresentar versões orquestradas de músicas populares que tocam o coração dos paranaenses, de 20 de maio a 5 de junho.
Neste domingo é a vez de Cascavel. A apresentação prevista para o ar livre precisou ser transferida para dentro da Igreja Catedral. Garantindo mais conforto aos músicos e ao público.
Na programação estão desde "No Rancho Fundo", de Chitãozinho e Xororó, passando por "Bicho do Paraná", de João Lopes e "É o amor", de Zezé Di Camargo, até "Luar do Sertão", de Catulo da Paixão Cearense e "Amanheceu Peguei a Viola", de Renato Teixeira, entre outras músicas que compõem os 50 minutos de encantamento.
"Entendo uma orquestra como organismo vivo, pulsante e flexível. Por mais que tenha quase a totalidade de sua temporada dedicada aos clássicos, o conjunto pode - e deve - trocar musicalmente com a sociedade à sua volta", avalia Carlos Prazeres, maestro convidado dessa empreitada e que rege a Orquestra Sinfônica da Bahia desde 2011. "Ao executar música sertaneja, esta troca está estabelecida. O público que ali está, passa a ter uma nova imagem da orquestra, se dispondo a conhecê-la em seu habitat natural, onde reinam de Bach a Villa-Lobos. Trocar, jamais tentar ‘civilizar’, este é o mote. E, como diria Milton Nascimento, temos que ir aonde o povo está".
PROGRAMAÇÃO
BRAHMS, Johannes
Dança Húngara nº 5
Chitãozinho e Xororó
No Rancho Fundo
João Lopes
Bicho do Paraná
Zezé Di Camargo
É o amor
Catulo da Paixão Cearense
Luar do Sertão
Renato Teixeira
Amanheceu Peguei a Viola
Lourival dos Santos
Rio de Piracicaba
Renato Teixeira
Romaria
Marília Mendonça
Infiel
Di Paullo e Paulino
Estrelinha
José Augusto e Paulo Sérgio Valle
Evidências
Maiara, Frederico Nunes e Gabriel Agra
Lágrimas
Comentários: