Universo da Notícia - Sua fonte de notícias na cidade de Santa Helena

Quinta-feira, 23 de Maio de 2024

Notícias Santa Helena

Com apoio da prefeitura, Receita Federal passa a operar com aparelho de scanner no Porto Internacional de Santa Helena

Raio X faz varredura completa das cargas e demora um minuto

Com apoio da prefeitura, Receita Federal passa a operar com aparelho de scanner no Porto Internacional de Santa Helena
Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Está em fase de testes no Porto Internacional de Santa Helena um novo sistema de fiscalização das cargas e veículos
 
O equipamento funciona com uma máquina de Raio X que faz a varredura completa das cargas. A operação demora em média um minuto.

A prefeitura de Santa Helena, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico é a responsável pela administração da área alfandegada e está apoiando a Receita Federal do Brasil na implantação do projeto, fornecendo a energia e o combustível necessário ao seu funcionamento. 
 
As imagens escaneadas são encaminhadas ao sistema da Receita Federal que cruza em tempo real as informações obtidas com os dados da importação. O sistema também consegue identificar ilícitos ou mercadorias contrabandeadas, como produtos químicos, armas, drogas e radioatividade.
 
Além disso, o scanner é capaz de detectar qualquer tipo de substância não apenas na carga, mas também no chassi e nos pneus do veículo.
 
O equipamento traz mais controle e torna mais eficiente e ágil a fiscalização e a liberação de cargas que adentram na área aduaneira.
 
O scanner é de propriedade da Receita Federal e além das cargas transportadas em carrocerias e em veículos de passeio, também pode realizar o raio x de containers.
 
Em breve, a Administração Municipal vai realizar a edificação de um novo barracão em pré-moldado, para abrigar todos os equipamentos de raio x.
 
Este é um dos novos projetos que estão sendo desenvolvidos no local, com o objetivo de modernizar ainda mais o Porto Internacional de Santa Helena e o scanner deve começar a operar ainda nesta semana.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!