Elis Carla Colombi é associada da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ há mais de 20 anos e reside em Diamante D’Oeste, no oeste do Paraná. Em 2014, em meio a uma fragilidade financeira, resolveu se reinventar e tornar a propriedade mais rentável, contando com o apoio da cooperativa ela fez um financiamento e adquiriu vacas leiteiras. Empreendedora nata, resolveu vender além do leite, queijos coloniais que produzia em um espaço improvisado em sua casa.
Para agregar valor ao produto, investiu em uma pequena agroindústria. Elis conta que os primeiros equipamentos financiados foram um pasteurizador lento, um carrinho, uma bomba de transferência e uma prensa de queijos, “os itens que eu precisava para dar início a minha produção”, conta.
A Sicredi atua como uma grande parceira dos associados. “A história da Elis reforça o nosso compromisso com a comunidade, realizamos sonhos dos nossos associados através dos produtos e serviços e isso é gratificante para nós”, celebra Andressa Gazziero, gerente da agência Sicredi de Diamante D’Oeste.
Com o passar do tempo, a associada foi ampliando a variedade de queijos produzidos. As vendas acontecem nos comércios locais, na propriedade e no setor público – onde fornece os produtos nas escolas do município. No ano passado teve a oportunidade de participar do concurso de queijos do Paraná. “Eu estava com muita dúvida se manteria a atividade e pedi um sinal, um caminho para seguir. Era só um concurso, mas que poderia dar um direcionamento na minha vida, e foi o que aconteceu, fiquei entre os 10 melhores queijos do Paraná”.
Na ocasião, a produtora rural ganhou a medalha Super Ouro no Tomme Negro e prata no queijo ao vinho. Foi chamada para participar do concurso nacional, em Blumenau-SC, e mais uma vez a premiação chegou, recebeu prata no queijo ao vinho. A vida nos concursos não parou, esse ano participou do concurso a nível mundial, premiada com prata no queijo colonial. “Três concursos, três premiações e é o que me motiva”, comemora.
A filha Gabriela, é o braço direito de Elis dentro da propriedade, auxiliando em todos os processos, para que no futuro, possam juntas fazer do espaço um ambiente para o turismo rural. “Quero trazer pessoas para virem aqui, para se sentirem estimados e transformar os seus alimentos. Eu faço parte do Comitê Mulher do Sicredi e vejo como uma grande oportunidade de levar para outras mulheres as minhas experiências”, expõe.
Muito grata, conta que sempre encontrou apoio na Vanguarda. “Sempre fui bem atendida, sempre conseguiram atingir meus objetivos. A Sicredi olha para a gente, olha pelas oportunidades que eu posso ter. A confiança, a credibilidade, para mim, ela é fundamental. É uma relação de parceria, eu conto com o Sicredi!”, finaliza.
Comentários: