Universo da Notícia - A informação a serviço do povo!

Quarta-feira, 22 de Abril de 2026
MERCADO E AÇOUGUE THOMAS
MERCADO E AÇOUGUE THOMAS

Notícias Política

É FAKE foto em que o ministro do STF Marco Aurélio Mello estaria ao lado de Fidel Castro

Quem aparece na foto é um jornalista renomado.

É FAKE foto em que o ministro do STF Marco Aurélio Mello estaria ao lado de Fidel Castro
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Circula nas redes sociais uma foto antiga do ex-presidente de Cuba Fidel Castro (1926-2016) ao lado de um homem apontado como sendo o ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello. É #FAKE.

O homem que aparece na foto é, na verdade, o jornalista Ricardo Noblat. “Sou eu na foto. Ela foi tirada quando era chefe de redação da sucursal do 'Jornal do Brasil', aqui em Brasília, e acompanhei o ministro Abreu Sodré, das Relações Exteriores, a Havana, no final dos anos 80. Foi a primeira viagem de um ministro depois que Brasil e Cuba reataram relações diplomáticas”, explica Noblat.

A foto vem sendo compartilhada por perfis que apoiam o presidente Jair Bolsonaro com o intuito de classificar o ministro como uma pessoa de inclinação política à esquerda. A reprodução da imagem ganhou força com o aumento da tensão entre o governo e o STF, na esteira do inquérito que investiga a disseminação de fake news e a realização de atos antidemocráticos.

Uma das legendas diz: “Como adoro os registros históricos! Contra fotos não há argumentos. Veja o ministro Marco Aurélio e seu amigo Fidel”. Outra usa o ditado: “Diga-me com quem andas, e eu te direi quem és”.

Alvos de ataques desses perfis nas redes sociais, nas quais vêm sendo classificados de “comunistas”, os integrantes do Supremo foram chamados de “vagabundos” pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub.

No fim de semana, manifestantes bolsonaristas os xingaram de “bandidos” e soltaram fogos de artifício em direção ao prédio da Corte. Parte deles já incitou a população a invadir o STF e também o Congresso.

Nesta segunda (15), a militante bolsonarista Sara Giromini e outras lideranças do grupo 300 do Brasil, de apoio a Bolsonaro, foram presas, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, a pedido do Ministério Público Federal.

 
FONTE/CRÉDITOS: CBN
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, responderemos assim que possível ; )