O fenômeno climático El Niño deve voltar a impactar o Paraná no segundo semestre de 2026, trazendo aumento das chuvas, temporais mais intensos e mudanças no comportamento do inverno em todo o Estado. O alerta foi divulgado pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná e pela Defesa Civil do Paraná durante apresentação técnica realizada nesta quarta-feira (13).
Segundo os meteorologistas, o El Niño é provocado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico, alterando a circulação atmosférica e favorecendo o aumento da umidade e das tempestades na região Sul do Brasil.
De acordo com o meteorologista Reinaldo Kneib, o Paraná deve enfrentar um inverno com temperaturas mais amenas, menos ondas de frio intenso e chuvas acima da média histórica, principalmente nas regiões Sul e Oeste do Estado.
A preocupação das autoridades está voltada principalmente para os impactos provocados pelo excesso de chuva, como enchentes, enxurradas e deslizamentos. Por isso, a Defesa Civil já iniciou ações preventivas junto aos municípios, incluindo revisão de planos de contingência, monitoramento de áreas de risco e treinamentos para situações de emergência.
O coordenador estadual da Defesa Civil, Fernando Schunig, afirmou que as cidades historicamente afetadas por alagamentos e desastres naturais estão recebendo atenção especial.
Além do monitoramento, o Estado também reforça a estrutura tecnológica para previsão do tempo. O Simepar confirmou a aquisição de novos radares meteorológicos modernos, incluindo equipamentos que serão instalados em Campo Magro, Jandaia do Sul e no Litoral do Paraná. Cascavel já conta atualmente com um radar meteorológico de banda S.
A população pode receber alertas gratuitos da Defesa Civil por SMS, enviando o CEP para o número 40199.
Comentários: