A câmara municipal de vereadores de Santa Helena foi palco na manhã desta quinta-feira (20), de um evento que tratou de um assunto de suma importância e de ordem mundial. O uso consciente da água.
O evento teve o tema, PLANO DE AÇÃO DA GESTÃO DA ÁGUA: USO CONSCIENTE, EVITANDO O DESPERDÍCIO e é uma ação que teve como objetivo discutir políticas públicas para o cuidado com a água, de iniciativa do município de Santa Helena, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento Rural, com apoio das demais doze secretarias municipais para a gestão sustentável da água, com ações que envolvem agricultores, sociedade civil organizada, órgãos ambientais e vereadores.
A proposta foi lançada, sabendo da demanda de recursos hídricos, sendo a água, essencial para a manutenção da vida e a importância e da sensibilização e da preservação dos recursos naturais, levando em consideração o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março.
A partir de um diagnóstico prévio, foram identificadas necessidades urgentes e estabelecido um plano de ação estruturado em três fases: curto, médio e longo prazo. A proposta busca recuperar e preservar nascentes, incentivar práticas sustentáveis nas propriedades rurais e implementar políticas públicas que garantam a continuidade dessas ações.
O evento contou parcerias para realização de palestras importantes. A Itaipu Bincacional, Itaipu Parquetec e Universidade Federal do Paraná, trouxeram o professor Doutor Gustavo Athayde, que abordou temas como o conceitos do que é aquífero, importância de monitorar e ter gestão sobre águas subterrâneas.
Pela ADAPAR, a Médica Veterinária Fiscal de Defesa Agropecuária, Raquel Rodrigues Maia apresentou o número de animais no município e alguns valores da produção.
Representando as cooperativas e integradoras que atuam no município, José Carlos Abud, da Lar Cooperativa Agroindustrial falou sobre o consumo de água por animal nas propriedades e os danos da falta de água para essa cadeia.
O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento Rural, Daniel Moro, apresentou as ações da secretaria até o momento e o Plano de Ação: Gestão da água, uso consciente, evitando o desperdício.
Daniel avalia de forma positiva o evento.
A câmara de vereadores transmitiu o evento ao vivo pelo canal no YouTube.
Comentários: