Com as frequentes estiagens, clima quente e o crescimento do setor do agronegócio, tem aumentado também os problemas referentes a falta de água em várias regiões do Brasil.
A região oeste é uma das afetadas. Nos últimos anos com o incentivo do Poder Público bem como empresas e cooperativas ligadas ao setor, tem aumentado significativamente a quantidade de aviários e chiqueirões na região. Essa escalada na produção de alimentos tem feito a economia inflar e também aumentado o consumo de água. Além do aumento da demanda, o que tem ocorrido também é o flagrante uso incorreto e desordenado deste bem natural que é vital para a sobrevivência de praticamente todos os seres vivos.
O resultado dessa falta de consciência são inúmeras reclamações encaminhadas ao setor de abastecimento rural da prefeitura de Santa Helena, por exemplo, que tem se desdobrado para garantir que todas as propriedades sejam abastecidas.
O que acontece em muitos casos é que, produtores que possuem poços artesianos, por exemplo, deixam de utiliza-los para consumir a água que vem da rede de distribuição pública, mantida pela prefeitura.
O motivo é simples, economizar energia e evitar gastos com a manutenção do poço. Até aí tudo bem, o problema é que muitos desses produtores estão aproveitando dessa água para entre outras atividades, lavar porcos e encher açude o que leva a sobrecarga da rede e consequentemente a falta de água em diversos pontos do município.
Para buscar uma solução para o problema, a administração municipal através da secretaria de Agricultura e Abastecimento Rural irá promover no próximo dia 20 de março um evento para apresentação de um plano de ação para gestão da água, uso consciente e evitar desperdícios.
Será uma oportunidade para que a sociedade debata a situação e busque, de forma conjunta uma solução para o problema.
Estão sendo convidados representantes da sociedade civil organizada, como lideranças comunitárias, de entidades de classe, cooperativas do setor, universidades, Itaipu Binacional, além de vereadores e todos os secretários municipais, entre outras lideranças e órgãos representados no município.
O evento terá início as 8h30 e acontecerá na câmara de vereadores de Santa Helena. Todo e qualquer cidadão poderá participar e contribuir para o debate de ideias e busca por soluções.
Comentários: