Universo da Notícia - Sua fonte de notícias na cidade de Santa Helena

Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Notícias Santa Helena

Morada Fraterna tem experiências positivas em Santa Helena

O Município garantirá o pagamento de um salário mínimo nacional vigente.

Morada Fraterna tem experiências positivas em Santa Helena
Assessoria
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O município de Santa Helena, através da Secretaria de Assistência Social, lançou o programa "Morada Fraterna", para acolhimento familiar de pessoas idosas e adultos com deficiência e os resultados têm sido positivos de acordo com depoimento de participantes.

Ivete Weisheimer, por exemplo, é uma mãe acolhedora e mantém sob seus cuidados uma pessoa com deficiência que não teve mais condições de  permanecer com sua família.
Ela conta que o ato de contribuir com quem precisa é uma experiência gratificante e aconselha as famílias a  participar do Morada Fraterna: "Eu entrei neste projeto da prefeitura e acho importante fazer o bem, tenho certeza que minha acolhida também está muito feliz," afirma.
Enquanto não ocorre a inserção no Morada Fraterna, alguns idosos estão acolhidos no Lar Belém, em Nova Santa Rosa. Seu Arlino Antonio Gomes é um deles, ele conta que lá não falta nada, porém preferiria voltar para Santa Helena, rever os amigos e ter novamente uma vida social: "Viver junto de uma família é bem melhor, sou bastante conhecido na cidade e tenho saudades das conversas do dia a dia," explica.
Para cada pessoa acolhida, o Município garantirá o pagamento de um salário mínimo nacional vigente, podendo ser acrescido mais um salário caso a pessoa acolhida requeira assistência em todas as atividades de autocuidado para a vida diária e/ou com comprometimento cognitivo. Caso o acolhido não receba o Benefício de Prestação Continuada-BPC ou benefício previdenciário, será acrescido ao subsídio financeiro meio salário mínimo.
"Os valores variam de acordo com o grau de deficiência ou as limitações do idoso acolhido e para quem é contemplado com esse programa, com certeza há uma melhora significativa na qualidade de vida," pontua a secretária de Assistência Social, Shirla Patricia Weber Sterchile.
Todo o acolhimento é assistido pela equipe técnica da secretaria que contém assistentes sociais e psicólogos e esse acompanhamento é mais um suporte às famílias acolhedoras: "Estamos à disposição para prestar maiores informações sobre o Morada Fraterna e convidamos os interessados a entrar em contato com a secretaria de Assistência Social pelo telefone 3268-8310," finaliza a assistente social Gladis Hansen.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!