Universo da Notícia - Sua fonte de notícias na cidade de Santa Helena

Sabado, 18 de Maio de 2024

Notícias Santa Helena

Novos conselheiros tutelares passam por capacitação sobre atendimento e Escuta Especializada

A Escuta Especializada é um direito da criança.

Novos conselheiros tutelares passam por capacitação sobre atendimento e Escuta Especializada
Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Protocolo de Atendimento a Criança e Adolescente Vítima ou Testemunha de Violência e o Serviço de Escuta Especializada foi o tema de capacitação para os novos conselheiros tutelares recém-empossados e seus respectivos suplentes em Santa Helena, nesta terça-feira (16).

A capacitação foi ministrada por membros da Comissão Municipal Permanente de Escuta Especializada. Segundo a coordenadora da comissão, assistente social Helena Filipiak, o objetivo foi dar conhecimento e orientações quanto as normativas legais e o procedimento de atendimento adequado a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. 

A Escuta Especializada é um direito da criança, e tem por finalidade proteger a vítima e subsidiar informações ao Conselho Tutelar e aos demais órgãos que compõem a rede de proteção na aplicação assertiva de medidas em favor da criança e do adolescente.  

Publicidade

Leia Também:

O mesmo vale também para escolas, unidades de saúde, unidades socioassistenciais, delegacias, Ministério Público, o Sistema de Garantias de Direitos – SGD de um modo geral.

Segundo Helena Filipiak, o protocolo foi instituído em 2023 e nas próximas semanas, profissionais da educação passarão por capacitação, pois conforme instituído em lei, é responsabilidade da Comissão Permanente de Escuta Especializada a capacitação dos demais segmentos da Rede de Proteção.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!