Em ações distintas, a Delegacia da Mulher efetuou a apreensão de 10 armas e milhares de munições nos últimos quinze dias, em Toledo. As ações foram desencadeadas no âmbito da OPERAÇÃO SHAMAR, que teve início em 21 de agosto e termina amanhã, dia 15 de setembro.
A Operação é uma iniciativa coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e está sendo executada em todas as unidades federativas do Brasil, com ênfase na proteção e o combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres, bem como ao feminicídio.
Essa quinta-feira (14) foi marcada como o ‘Dia D’ da OPERAÇÃO SHAMAR e a equipe da Delegacia da Mulher de Toledo cumpriu ordens judiciais, além de realizar ações educativas durante todo o dia. No início da manhã a equipe da Delegacia da Mulher deu cumprimento a um ‘Mandado de Busca e Apreensão’, quando foram localizadas 03 armas de fogo que estavam sendo utilizadas em ameaças contra uma vítima de violência doméstica. Além destas, foi apreendida também uma carabina de pressão, totalizando quatro armas apreendidas (foto).
Esta não foi a única ação desencadeada recentemente para combater a violência doméstica e familiar contra as mulheres em Toledo. No dia 31 de agosto, também no âmbito da OPERAÇÃO SHAMAR, a equipe da Delegacia da Mulher de Toledo aprendeu 6 armas e 2.700 munições.
Nas duas ações, não foram efetuadas prisões, pois os mandados expedidos foram para o cumprimento de busca e apreensão das armas.
A palavra Shamar vem do hebraico e significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar”.
A Delegacia da Mulher enfatiza que denúncias podem ser feitas por meio do telefone (45) 3378-7300, do WhatsApp (45) 99973-7427 ou ainda pelo Disque 180.
Comentários: