Universo da Notícia - Sua fonte de notícias na cidade de Santa Helena

Quinta-feira, 18 de Julho de 2024

Notícias Policial

Polícia investiga furto de cabos de energia em Santa Helena e região

Autoridades alertam que adquirir produtos de furto ou roubo é crime com pena de até um ano e quatro meses de reclusão.

Polícia investiga furto de cabos de energia em Santa Helena e região
Arquivo UN
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Os registros de furtos de cabos de transmissão de energia são frequentes em Santa Helena e cidades da região, somente nos últimos dias dois casos chamaram atenção das autoridades.

Um deles, o mais audacioso e que gerou maior prejuízo foi registrado na cidade de Toledo, onde os ladrões furtaram na véspera do feriado de 7 de setembro cerca de 1.500 metros de cabos de energia de um parque.

O Parque Luiz Cláudio Hoffmann, conhecido como “Parque do Povo”, é um espaço verde utilizado por famílias para momentos de lazer e prática de atividades físicas, como caminhadas.

Leia Também:

Assim que detectado, o fato foi registrado pelo Ilumina Toledo por meio de boletim de ocorrência (BO) registrado na 20ª Subdivisão da Polícia Civil.

Conforme a prefeitura de Toledo, colaboradores do consórcio responsável pelos serviços de iluminação pública na cidade estão providenciando a instalação de novos cabos, tarefa para a qual ainda não há previsão de término. Enquanto os reparos ainda não são concluídos, a administração municipal recomendou que os frequentadores do espaço evitem utilizá-lo no período noturno.

O furto no Parque do Povo soma-se a outros episódios semelhantes ocorridos em espaços públicos e privados de Toledo e região.

Boletim de ocorrência a respeito do crime, ocorrido durante o feriado prolongado, já foi registrado pelo Ilumina Toledo, que já está providenciando substituição da fiação

Na manhã de segunda-feira (11), um empresário, proprietário de um lavacar, na esquina das Rua Pará e José Biesdorf  em Santa Helena, procurou a Polícia Militar para registrar o furto de fios de energia.

De acordo com o trabalhador, o furto foi constatado por volta das 7h40 quando chegou no local para iniciar mais uma semana de trabalho. Segundo a vítima, pelo menos 15 metros de fiação elétrica haviam sido furtados das instalações de seu estabelecimento.

O crime foi registrado pela Polícia Militar e repassado a delegacia de Polícia Civil que abriu inquérito para investigar o caso.

Esses casos acontecem geralmente praticados por usuários de drogas que comercializam o cobre, material encontrado nesses fios de energia, para adquirir entorpecentes. Mas nunca é demais lembrar que quem for flagrado com qualquer produto oriundo de furto ou roubo poderá ser indiciado por crime de receptação que, segundo o artigo 180 do código penal brasileiro, prevê pena de um ano e quatro meses de reclusão e multa, para quem adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte. Portanto as autoridades orientam a população para que ao receber proposta para aquisição de produto com preço bem abaixo do praticado no mercado, não adquira e denuncie imediatamente os suspeitos.

A delegacia de Polícia Civil de Santa Helena que passa a investigar mais este caso de furto registrado no município, conta com a ajuda da comunidade para denunciar pessoas ou locais suspeitos de prática ou colaboração com atos desta natureza.

O delegado Valmor Treib, destaca a importância da parceria entre a polícia e a população no combate ao crime.

FONTE/CRÉDITOS: DA REDAÇÃO
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!