Universo da Notícia - Sua fonte de notícias na cidade de Santa Helena

Quinta-feira, 23 de Maio de 2024

Notícias Brasil

Policiais federais de foz do Iguaçu participam do Programa de Cooperação da União Europeia

O Encontro, conhecido como EUROFRONT, tem o objetivo o fortalecimento da gestão fronteiriça, tendo como um dos projetos pilotos a tríplice fronteira.

Policiais federais de foz do Iguaçu participam do Programa de Cooperação da União Europeia
Divulgação
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Polícia Federal participa do Eurofront – programa de cooperação entre a União Europeia e a América Latina –, durante o período de 25 a 29 de setembro. O encontro está sendo sediado em Madrid-Espanha, com o objetivo de intercambiar estratégias usadas nas fronteiras dos países participantes no combate a delitos transnacionais. 

Representantes das inteligências policiais da região da tríplice fronteira (cidades de Foz do Iguaçu, no Brasil, Puerto Iguazú, na Argentina, e Ciudad del Leste no Paraguai), foram escolhidas para participar desta edição especial da EUROFRON por estar localizada em uma região estratégica da América do Sul, sendo a principal fronteira terrestre em termos de população, circulação de pessoas, mercadorias e relações internacionais. Além de ser uma área de grande valor turístico mundial, servindo como porta de entrada para diversas pessoas durante todo o ano.

Eurofront é um programa europeu que tem o objetivo de promover o fortalecimento de gestão das fronteiras na América do Sul, a fim de melhorar os mecanismos de controle fronteiriço, de cooperação e coordenação, colocando à disposição dos participantes boas práticas e lições assimiladas no controle de fronteira europeu. Os representantes designados da Polícia Federal são: o Chefe da Delegacia de Polícia Federal de Foz do Iguaçu-PR e integrante do Comando Tripartite, Delegado de Polícia Federal Marco Berzoini Smith; e o Assessor Técnico do Coordenador-Geral de Imigração, Perito Criminal Federal Luiz Geraldo Silva Braz. 

Publicidade

Leia Também:

Nesta edição, os participantes farão uma visita aos postos fronteiriços europeus com o objetivo de melhorar as práticas e os procedimentos dos organismos de controle de fronteira, promover uma cooperação e coordenação eficiente das atividades, tarefas e responsabilidades entre funcionários responsáveis das diferentes agências com competência na fronteira.  

A participação do Brasil, Argentina e Paraguai, abre um espaço para diálogo e intercâmbio entre os países vizinhos, pertencentes à Tríplice Fronteira. Com isso, as delegações participantes estarão aptas a debater ideias sobre os mecanismos de coordenação e troca de informações entre autoridades dos países vizinhos, a partir da observação das melhores práticas do modelo União Europeia selecionadas de acordo com a complexidade e peculiaridade dos países convidados.

FONTE/CRÉDITOS: Com informações da PF
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!