Universo da Notícia - Sua fonte de notícias na cidade de Santa Helena

Sabado, 18 de Maio de 2024

Notícias Cotidiano

Ponte de ferro inaugurada em 1930 é destruída por correnteza de rio no RS; vídeo

Vídeo mostra o momento em que a ponte cede.

Ponte de ferro inaugurada em 1930 é destruída por correnteza de rio no RS; vídeo
Reprodução
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A ponte de ferro, que liga os municípios de Nova Roma do Sul (RS) e Farroupilha (RS), foi levada pela força da correnteza do Rio das Antas, no fim da tarde de segunda-feira (4). Não houve registro de mortos e desaparecidos.

A primeira parte da estrutura desabou antes das 18h. Depois, a outra porção não suportou a pressão e também ruiu. A ponte de ferro, construída com 22 metros de altura no meio do leito fluvial, foi inaugurada em 1930 durante o Governo de Getúlio Vargas. Assista ao vídeo e veja o momento em que a ponte cede.

Além do acesso a Nova Roma do Sul estar interditada pela RS-448, por Farroupilha, a balsa que liga o município a Nova Pádua (RS) está inoperante devido ao temporal que atinge o estado desde domingo (3). Desse modo, o único acesso a Nova Roma do Sul é pela RS-448, sentido Antônio Prado.

Publicidade

Leia Também:

Dificuldades

O prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Favero Pasuch, afirmou que entrou em contato com o governador, Eduardo Leite (PSDB), para solucionar o incidente, tendo em vista que a travessia é relevante para a economia local. Leia a nota do prefeito logo abaixo.

"Hoje, enfrentamos a maior adversidade já testemunhada por nossa querida comunidade, com a triste notícia da destruição de nossa ponte devido às enchentes do Rio das Antas. Neste momento de desafio, é importante lembrar que a história de Nova Roma do Sul foi forjada com trabalho árduo, esforço incansável e uma resiliência inabalável.

É reconfortante saber que, até o momento, não perdemos vidas e não temos relatos de desaparecidos. Em tempos como este, é crucial lembrar que somos uma comunidade unida, e juntos superaremos este capítulo doloroso em nossa história.

Já estabelecemos contato com o Governador do Estado, com quem mantivemos uma conversa direta. Ele assegurou que não medirá esforços para auxiliar-nos na reconstrução dessa importante ligação para nossa cidade. Unidos, superaremos este desafio e emergiremos ainda mais fortes.

Nossa história é um testemunho de trabalho árduo, esforço incessante e lutas que moldaram a identidade de Nova Roma do Sul ao longo dos anos. Com base em nossa rica herança de superação, estamos confiantes de que, juntos, podemos enfrentar e vencer qualquer desafio que a vida nos apresente.

Contamos com a força e a solidariedade de cada cidadão para reconstruir nossa amada ponte e continuar a escrever a história de Nova Roma do Sul com determinação e coragem."

Solidariedade

Em uma publicação no Twitter/X, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou solidariedade aos gaúchos e disse que fará de tudo para ajudar a população local a enfrentar esse momento. Confira a publicação do presidente na íntegra.

"Queria prestar minha solidariedade a população do Rio Grande do Sul, que está vivendo as fortes chuvas que já causaram a morte de ao menos quatro pessoas. O chefe da defesa civil vai ao estado para ajudar a remediar os problemas causados pelas fortes chuvas. Faremos de tudo para ajudar a população gaúcha a atravessar esse momento."

FONTE/CRÉDITOS: CATVE
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!