Aguarde, carregando...

Quinta-feira, 25 de Junho 2026
Carregando jogos...
MERCADO E AÇOUGUE THOMAS
MERCADO E AÇOUGUE THOMAS
Notícias Curiosidades

Por que a sensação térmica pode ser muito menor que a temperatura?

Vento, radiação solar e até características do corpo influenciam na forma como o organismo percebe o frio

Por que a sensação térmica pode ser muito menor que a temperatura?
Foto: Alex Moreno/UN
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Quem saiu de casa nos últimos dias no Paraná provavelmente percebeu que o frio parecia muito mais intenso do que indicavam os termômetros. Em Cascavel, por exemplo, a temperatura ficou próxima de 0°C, mas a sensação térmica chegou a valores negativos.

A explicação está na chamada sensação térmica, um índice que representa como o corpo humano percebe a temperatura do ambiente, e não o valor registrado pelos equipamentos meteorológicos.

O vento é o principal responsável

Leia Também:

O principal fator que faz a sensação térmica ficar menor que a temperatura é o vento.

Nos dias frios, o corpo aquece uma fina camada de ar ao redor da pele. Quando venta, essa camada é removida constantemente, fazendo com que o organismo perca calor mais rapidamente.

Por isso, mesmo quando o termômetro marca 2°C, por exemplo, o corpo pode perceber uma temperatura bem inferior caso haja vento.

Não é uma temperatura registrada

É importante destacar que a sensação térmica não é uma temperatura medida por um termômetro. Ela é resultado de um cálculo realizado por meteorologistas, que leva em consideração diferentes variáveis para estimar como aquele ambiente será percebido pelas pessoas.

Outros fatores influenciam

Além do vento, outros elementos também alteram a sensação térmica:

  • Temperatura do ar: quanto menor a temperatura, maior tende a ser a sensação de frio.
  • Radiação solar: uma pessoa exposta ao sol costuma sentir mais calor do que outra na sombra, mesmo com a mesma temperatura do ar.
  • Características individuais: idade, estado de saúde, roupas utilizadas, atividade física e adaptação ao clima fazem com que cada pessoa perceba o frio de maneira diferente.

Paraná teve sensações térmicas negativas

Durante a passagem da massa de ar polar nesta semana, diversas cidades paranaenses registraram sensação térmica abaixo de zero.

Em Cascavel, o índice chegou a -3,3°C, enquanto Palmas registrou -7,1°C e General Carneiro -6,3°C.

Esses valores não significam que os termômetros marcaram essas temperaturas, mas indicam que, devido principalmente ao vento, o corpo humano percebeu um frio muito mais intenso do que a temperatura real do ambiente.

FONTE/CRÉDITOS: Catve

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Universo da Notícia
Envie sua mensagem, responderemos assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR