O Paraná segue com tempo instável nesta quinta-feira (22). A previsão mantém alerta para temporais em grande parte do estado, com raios e ventos de até 70 km/h, com possibilidade de episódios mais intensos em pontos isolados.
O que provoca é a combinação de quatro fatores: área de baixa pressão sobre o Paraguai e Sul do Brasil, transporte de ar quente e úmido da Amazônia, formação de frente fria e ciclone extratropical e avanço de ar frio da Argentina.
O período mais crítico será entre sexta (23) e domingo (25), quando o risco de tempestades severas aumenta. Até segunda (26), os acumulados podem chegar a 300 mm em algumas regiões. Centro, Oeste e Sudoeste podem ter entre 200 e 300 mm, demais áreas entre 100 e 200 mm.
Ontem já tivemos sinal: chuva de granizo atingiu o distrito de São Roque, em Santa Helena, no Oeste do estado. Vídeos mostraram ruas brancas de gelo pela manhã.
OESTE DO PARANÁ - ALERTA MÁXIMO
O oeste é uma das áreas mais afetadas:
- Santa Helena: pode ter 112 mm em 24h no sábado, o maior alerta dos 13 municípios monitorados. Hoje, quinta, a Climatempo já projeta tempo fechado.
- Toledo: 101 mm no sábado
- Missal: 110 mm em 48h até sexta
- Palotina: 72 mm, São Miguel do Iguaçu: 71 mm, Medianeira: 66 mm, Assis Chateaubriand: 62 mm - todos no sábado
SANTA HELENA - PREVISÃO DETALHADA PARA HOJE (22/10)
Hoje: Máxima 24°C / Mínima 19°C - Dia com trovoadas pela manhã, vento ENE até 26 km/h. Noite com muitas nuvens.
Hora a hora:
- 09h: Trovoadas isoladas 21°C, 59% chuva, rajadas de 42 km/h
- 10h: Trovoadas 23°C, 51%
- 11h às 15h: Nublado, 23-24°C, vento forte de 24-25 km/h com rajadas até 42 km/h
- Noite: 20-21°C, céu nublado, vento fraco a7f0
Sexta (23): Esquenta - Máxima 28°C / Mínima 21°C, com 28,86 mm de chuva e trovoadas à noite. a7f0fc6e
Solo já está encharcado e risco de alagamentos aumenta.
TEMPERATURA NAS PRINCIPAIS CIDADES DO PARANÁ HOJE:
- Curitiba: 15°C a 16°C, frio com chuva volumosa
- Foz do Iguaçu / Cascavel: entre 24°C e 27°C no Oeste/Noroeste
- Maringá / Londrina (Norte): até 27°C
- Guarapuava / Palmas (Centro-Sul): manhãs frias, mínimas perto de 10°C 560644c7
ALERTAS OFICIAIS:
Inmet mantém alerta laranja para tempestades no oeste, centro-oeste e norte do Paraná, com perigo de chuva 50 a 100 mm/dia e vento até 100 km/h. Defesa Civil orienta: não atravesse áreas alagadas, procure abrigo seguro durante raios e em emergência ligue 199 ou 193.

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se