Universo da Notícia - Sua fonte de notícias na cidade de Santa Helena

Sabado, 18 de Maio de 2024

Notícias Santa Helena

Quinto no VBP, Santa Helena incentiva também a produção de mel e é destaque no Paraná

Administração municipal tem sido parceira dos apicultores do município.

Quinto no VBP, Santa Helena incentiva também a produção de mel e é destaque no Paraná
Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Os principais números que ostentam a ótima colocação de Santa Helena de quinto lugar na riqueza agropecuária dentre os 399 municípios do Paraná, tem alguns detalhes que muitas vezes passam despercebidos.

Um deles é o incentivo dado pelo município para o setor da produção de mel de abelha, com repasse de recursos aos produtores diretamente ou através de associações.

A Cooperativa de caráter regional, a Coofamel solicitou e conseguiu ver Santa Helena e região, incluídos na chamada Região Geográfica do Mel. A Cooperativa Agrofamiliar Solidária tem apicultores sócios em Santa Helena e de várias outras cidades da região e recebeu incentivos da prefeitura local, principalmente para a estrutura física de sua sede própria.

Publicidade

Leia Também:

O município tem duas leis, uma voltada para incentivo às atividades que congregam apicultores e pequenos produtores, justamente através da APISA, Associação dos Apicultores de Santa helena e também a AMPAS, Associação Municipal dos Pequenos Agricultores de Santa Helena.

Investimento direto na produção

Exclusivamente para a APISA, o município repassou 160 mil reais para aquisição de equipamentos para beneficiar o mel.

Outra lei de incentivo direto ao produtor já contemplou pelo menos 26 apicultores com até 3.500 reais cada. O modelo é de reembolso por produtor a cada dois anos e contempla um profissional por família para aquisição de equipamentos utilizados para o desenvolvimento da atividade.

De acordo com a lei, o objetivo é incentivar a criação racional de abelhas e o uso sustentável da apicultura com vistas à geração de renda, preservação ambiental, segurança e soberania alimentar para as famílias. Além da produção do mel em si, subprodutos como própolis, geleia real e pólen, incrementam os ganhos do apicultor.

Destaque na imprensa do governo paranaense

Recentemente, uma equipe da Comunicação Social do Governo do Estado esteve em Santa Helena e divulgou para a imprensa um material que foi produzido no município.

A produção mostrou para todo o Paraná e para o país, a importância do trabalho realizado pelos apicultores com apoio do setor público.

O conjunto do trabalho feito por várias mãos, colocou a região no destaque como sendo detentora de um dos melhores méis do país.

Os incentivos para os apicultores, são pequenos detalhes que se somam ao gigantismo do agronegócio de Santa Helena capitaneado pela produção de soja, milho, aves, suínos, gado leiteiro e de corte e o resultado é a expressiva quinta colocação no VBP paranaense.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!