Santa Helena marcou presença de forma significativa na XIV Conferência Estadual de Assistência Social, que teve início na terça-feira (3), na cidade de Cascavel. O evento reuniu mais de 600 participantes e teve como tema central a "Reconstrução do SUAS: O SUAS que Temos e o SUAS que Queremos".
Até amanhã, quinta-feira (05), acontecem palestras, discussões em grupos e pequenos fóruns de debate sobre cinco eixos principais: Financiamento, Controle Social, Articulação entre os Segmentos, Serviços, Programas e Projetos, e Benefício e Transferência de Renda. Essas discussões consideram a realidade não apenas do Paraná, mas também do país.
Durante a conferência, dois documentos de grande relevância foram assinados. Um deles estabelece o Piso Único da Assistência Social do Paraná (PAS), enquanto o outro confirma a destinação de R$ 8,2 milhões aos municípios por meio do Incentivo de Proteção Social Básica e Benefícios Eventuais.
Programa Renda Santa Helena
Com a implementação do programa Renda Santa Helena, o município está avançando bastante na questão da praticidade do atendimento ao público alvo do SUAS, modernizando as ações e garantindo atenção redobrada a quem mais precisa.
O delegado à Convenção Estadual, Edson Vieira, representante de Santa Helena, destacou a importância do evento como um espaço fundamental para fortalecer a política de assistência social e comemorar os avanços conquistados.
“Mesmo amparado na constituição, o raio de ação é muito restrito e insuficiente para enfrentar as carências que afetam a população, e um dos principais objetivos é retomar a proteção social que os brasileiros tanto necessitam.” destaca Vieira.
Ao final do evento, serão votadas propostas que serão implementadas no próximo período e eleitos delegados que representarão o Paraná na Conferência Nacional da Assistência Social, que acontecerá de 5 a 8 de dezembro, em Brasília.
Comentários: