Santa Helena, com seu como modelo de Desenvolvimento Rural Inclusivo, passou a fazer parte de um seleto grupo de governos que possuem boas práticas governamentais e que pode servir para inspirar outros ao redor do mundo, recebendo destaque internacional.
Santa Helena decidiu investir no campo de forma a valorizar o potencial produtivo local e a capacidade de trabalho da população, estimulando o crescimento da agricultura e pecuária, principalmente o setor avícola e a suinocultura que têm dado saltos significativos.
Para constar no Catálogo de Políticas Públicas, também foi levado em consideração programas que ajudam na correção e conservação do solo, bem como o acesso com pedra irregular (paralelepípedo) às propriedades rurais. Além disso,
Santa Helena tem uma das maiores malhas viárias asfaltadas do Brasil em termos de interior.
Outros serviços públicos como saúde e educação, também são acessíveis para o homem do campo.
Destaque no VBP
Desde o início da medição do Valor Bruto da Produção, em 2012, Santa Helena passou do 15º lugar, com produção agrícola anual de R$427.505,26, para o 4º lugar em 2023, com o valor 6 vezes maior, R$ 2.508.356.885,13, mostrando que os investimentos realizados têm trazidos resultados impressionantes. De 2020 para cá, crescemos mais de 85%, intensificando o aumento de renda par ao homem do campo.
Acessando a página Cidades Inclusivas, Catálogo de Políticas Públicas, ligada à UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, é possível ler a publicação completa que relata a evolução do município para desenvolvimento inclusivo no campo.
Comentários: