Escolas e subprefeituras do interior do município fazem ações coordenadas para o plantio de mudas em São Roque, Moreninha, Esquina Céu Azul e São Clemente. Os alunos participaram da ação quando, paralelamente, foram instruídos sobre a importância da preservação ambiental e do correto plantio.
Todas estas ações fazem parte do programa Santa Helena + Verde, que vai plantar de mais de 12 mil mudas no município, visando a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida dos santa-helenenses. Numa segunda etapa, pelo menos mais 12 mil mudas serão plantadas em 2024.
Na Esquina Céu Azul, árvores nativas frutíferas foram plantadas no pátio da Escola Municipal Teotônio Vilela. A professora Wania Pivatto, que coordenou o plantio com os alunos destacou que para as crianças, este é um ótimo momento de interação com a natureza e um estímulo ao aprendizado sobre a preservação ambiental.
Os alunos que participaram do plantio das mudas também adotaram as novas árvores, ficando responsáveis por regá-las diariamente até que atinjam a autossuficiência.
Na Moreninha, o pátio da Capela Mortuária, se transforma em mais um bosque comunitário, que recebeu dezenas de mudas frutíferas nativas e servirá como área de uso comum e de sombra para a comunidade.
Em São Roque, além de áreas internas da escola, espaços públicos próximos à subprefeitura, ao clube e à Capela Mortuária também receberam mudas nativas, muitas delas frutíferas, criando espaços verdes e públicos para o uso da comunidade.
Em São Clemente, alunos da escola Jose Escola Municipal Professor José Engel realizaram o plantio de mudas no entorno de uma nascente já recuperada pelo município, com o objetivo de diminuir bastante o assoreamento do rio.
Para a professora Ediane Weiric, diretora da escola e coordenadora da ação realizada na comunidade nesta semana, o Programa Santa Helena + Verde poderá colaborar com a preservação ambiental e o educandário seguirá firme com o projeto.
Comentários: