Universo da Notícia - Sua fonte de notícias na cidade de Santa Helena

Quarta-feira, 19 de Junho de 2024

Notícias Agronegócio

Setor de aves e suínos terá recorde de produção em 2023

Esse é o maior nível já registrado na série histórica.

Setor de aves e suínos terá recorde de produção em 2023
Canal Rural
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A produção de carnes no Brasil alcançou um patamar histórico até 28 de agosto de 2023. As estimativas indicam um volume de aproximadamente 29,6 milhões de toneladas para os três principais tipos de carne: aves, suínos e bovinos.

Esse é o maior nível já registrado na série histórica. Além disso, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê um recorde nas exportações, com expectativas de ultrapassar a marca de 9 milhões de toneladas.

Apesar do aumento nas exportações, a disponibilidade de carnes no mercado doméstico deve se manter elevada, estimada em 20,44 milhões de toneladas, o que representa um acréscimo de 2,4%. Esse volume é o segundo maior já registrado na série histórica. A ampliação na quantidade de carnes produzidas no país tem sido um dos fatores que sustentam a tendência de queda nos preços para o consumidor final.

Leia Também:

Suínos impulsionam produção
O recorde esperado na produção de carnes é impulsionado principalmente pela produção de suínos. Em 2023, a expectativa é que a produção chegue a 5,32 milhões de toneladas. O número representa um aumento de 2,7% em comparação com o ano anterior. Esse volume é o maior já registrado no país. Para 2024, as projeções também apontam para a manutenção do recorde, com uma produção estimada em 5,5 milhões de toneladas.

No caso da carne de aves, a estimativa é de uma produção de 15,21 milhões de toneladas em 2023. configura o segundo maior volume da série histórica. Para o ano seguinte, 2024, as projeções indicam um aumento na produção de carne de frango, chegando a cerca de 16 milhões de toneladas.

Além disso, o quadro de suprimento de ovos também está em destaque. A Conab estima que a produção de ovos para consumo em 2023 deve atingir um novo recorde, alcançando a marca de 40 bilhões de unidades.

“O aumento na oferta de carnes no mercado interno tem contribuído para a redução dos preços da cesta básica e tem desempenhado um papel importante no controle da inflação. A produção recorde e as exportações crescentes consolidam o Brasil como um dos principais players globais no setor de carnes, principalmente no setor de suínos, beneficiando tanto a economia do país quanto os consumidores”, ressalta Gabriel Correa, gerente de alimentos básicos da Conab.

FONTE/CRÉDITOS: Com informações do Canal Rural
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!