Universo da Notícia - Sua fonte de notícias na cidade de Santa Helena

Sabado, 20 de Julho de 2024

Notícias Santa Helena

Site oficial do Governo do Paraná expõe experiências positivas de Santa Helena

Destaque para o setor de energia alternativa e fomento à produção rural.

Site oficial do Governo do Paraná expõe experiências positivas de Santa Helena
Divulgação
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Santa Helena está contida nesta terça-feira (23) numa matéria de destaque do governo paranaense, através da Agência Estadual de Notícias.

Sob dois ângulos, Santa Helena é destaque com bons exemplos da implantação de sistemas de energias renováveis apresentados nos EUA, pela assessora de Inovação da Prefeitura de Santa Helena, Vera Viviane Schmidt Abomorad e o programa Viabiliza Agro, que paga os juros de financiamento para o desenvolvimento rural, como sistemas fotovoltaicos, destacado pelo engenheiro agrônomo do IDR/PR, Carlos Harold.

Vera Schmidt Abomorad esteve na Conferência Internacional sobre Participação Pública e Tecnologias da Informação promovida pelo Consórcio E-Planning e pelo Departamento de Estudos Urbanos do Massachusetts Institute of Technology, em Cambridge, nos Estados Unidos. 

Leia Também:

Ainda no contexto da informação divulgada pela AEN, uma declaração da representante santa-helenense no evento de novembro do ano passado: “Quando falamos em energia renovável, pensamos que outros países são referência, mas a verdade é que o público do evento, proveniente de vários continentes, ficou impressionado com o potencial do Paraná e me procurou para saber mais sobre nossa experiência”, disse Vera, que apresentou exemplos de sucesso no evento, não só relativo ao programa Energia Sustentável, mas também com o trato do lixo.

“Deixar resíduos sem tratamento custa mais do que tratá-los, e o papel do governo continua a ser fundamental para promover inclusão e acesso democrático para as novas tecnologias, inclusive no tocante à produção de energias renováveis”, completa.

Fomento para o setor rural

De acordo com o engenheiro agrônomo do IDR-Paraná em Santa Helena, Carlos Harold, além do destaque das principais cadeias beneficiadas por programas do governo estadual, orientadas pelo corpo técnico do IDR, outra parte do trabalho é o auxílio na elaboração de projetos que produtores precisam enviar aos bancos através do incentivo do município chamado de Viabiliza Agro.

 “Santa Helena tem um perfil de pequenas propriedades. A maioria tem menos de 10 hectares, mas são propriedades altamente tecnificadas, com suínos, avicultura, piscicultura se desenvolvendo. São atividades em que a produção de energia renovável vem para agregar, baixando custos e ajudando na estabilização da energia”, explica.

Segundo o extensionista, 132 pré-propostas já foram feitas por produtores do município para encaminhamento aos bancos, o que mostra o interesse dos agricultores em alternativas sustentáveis. “Com o dinheiro que o produtor estaria pagando a conta de luz, hoje, praticamente já está tendo retorno dos investimentos. É um incentivo para investir no seu negócio”, complementa.

Santa Helena é o quinto no VBP, Valor Bruto da Produção do Paraná, entre os 399 municípios e cresce sob a ótica do planejamento e da sustentabilidade.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria com inf. AEN.
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!