A data para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) já passou, mas os golpes continuam sendo aplicados. Os proprietários de veículos que ainda não cumpriram com a obrigação financeira antes do vencimento precisam ficar atentos. A promessa de descontos e benefícios inexistentes torna-se uma armadilha comum dos golpistas.
A Secretaria da Fazenda e a Receita Estadual do Paraná pedem para que os proprietários tenham cautela aos contribuintes, que precisam estar em alerta para não serem vítimas de fraudes. Evitar gerar guias buscando o site da Receita Estadual pelo Google, por exemplo, ou outros buscadores, que é a forma dos falsos sites serem acessados pelas vítimas. Alguns sites são semelhantes ao do Governo Estadual.
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), a Secretaria da Fazenda e a Polícia Civil do Paraná têm implementado ações para combater a atividade criminosa. Uma liminar obtida pelo Estado, por exemplo, obriga a maior ferramenta de busca da internet a remover sites fraudulentos dos resultados e a impedir que eles sejam promovidos por meio de links patrocinados.
O Serviço de Atendimento ao Contribuinte (SAC) da Receita Estadual recebe em média 20 denúncias de sites ou e-mails com cobranças falsas do imposto. Em Cascavel não é diferente. Teve gente que chegou a cair duas vezes no golpe.
Para evitar cair em golpes, é fundamental que os contribuintes sempre gerem guias de pagamento por meio dos canais oficiais, identificados pelo final "pr.gov.br", e que se certifiquem da autenticidade dos sites antes de qualquer transação.
ACESSE AQUI LINK OFICIAL DO DETRAN PR
Comentários: