Mesmo com todos os esforços do município em prevenir a doença e tratar pacientes sintomáticos, a dengue segue fazendo vítimas fatais em Toledo.
Nesta segunda-feira (18), a Secretaria de Saúde confirmou mais dois óbitos pela doença, totalizando cinco mortes no atual período epidemiológico, iniciado em agosto de 2023.
O primeiro falecimento foi de uma mulher, com comorbidade, de 82 anos.
Seus sintomas tiveram início no dia 24 de fevereiro, sendo admitida na Unidade de Pronto Atendimento José Ivo Alves da Rocha no dia 28 do mesmo mês.
Foi transferida para leito hospitalar no dia primeiro de fevereiro vindo a falecer no dia 2.
O segundo foi um homem, sem comorbidade, de 54 anos.
Iniciou com sintomas no dia 2 de março e evoluiu para óbito no dia 4 no Pronto Atendimento Municipal Doutor Jorge Nunes.
O diagnóstico foi confirmado pelo Serviço de Verificação de Óbitos.
Diante da situação, a Secretaria de Saúde reforça o pedido para a população redobrar as ações de combate e prevenção ao mosquito nos imóveis onde mora e trabalha, impedindo que este se reproduza em locais onde a água pode acumular, tais como vasos, pneus, garrafas, calhas, plantas, entre outros lugares.
Também recomenda-se às pessoas que apresentarem sintomas de dengue que procurem imediatamente atendimento médico, evitando os quadros mais graves da doença.
Outro ponto fundamental para frear a disseminação da dengue, é a realização das vistorias pelos agentes de combate a endemias.
Comentários: