Universo da Notícia - Sua fonte de notícias na cidade de Santa Helena

Segunda-feira, 20 de Maio de 2024

Notícias Cotidiano

Tratores movem casas que podem ser inundadas pela cheia do rio Uruguai, no RS

Uruguaiana, Itaqui e São Borja, municípios da Fronteira Oeste, estão entre as cidades mais atingidas.

Tratores movem casas que podem ser inundadas pela cheia do rio Uruguai, no RS
(Foto: Reprodução / Juliano Cabral)
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Com a cheia do rio Uruguai na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, ao menos 1,5 mil pessoas já tiveram que sair de suas casas até a última atualização da Defesa Civil. São mais de 400 pessoas afetadas em Uruguaiana, 564 em Itaqui e outras 595 em São Borja. Imagens registram tratores movimentando residências inteiras que poderiam ser inundadas em pontos de Itaqui.

Essas casas são chamadas de “volantes”, ocupadas por famílias e que podem ser movidas para pontos mais elevados dos municípios a fim de escapar das inundações nas cidades.

A elevação do nível do Uruguai é uma consequência das fortes chuvas que atingiram o estado de Santa Catarina, onde fica a nascente do rio, bem como regiões da metade norte do Rio Grande do Sul. A água se movimenta a jusante e, assim, atinge pontos da Fronteira Oeste. O rio está acima da cota de inundação e em elevação nos municípios atingidos.

Publicidade

Leia Também:

De acordo com a Defesa Civil, a maior parte dos afetados está desalojada em casas de parentes ou amigos. Outros moradores, porém, também foram para os abrigos oferecidos pelos municípios.

O órgão pede para que as pessoas saiam de casa durante o dia para garantir a segurança das pessoas e das equipes operacionais e diz que, nas três cidades, quem precisar de ajuda pode ligar para o 190, telefone da Brigada Militar, ou o 193, do Corpo de Bombeiros. Em Uruguaiana, também é possível entrar em contato com a Guarda Municipal através do número 153.

FONTE/CRÉDITOS: Com informações do G1
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!