Universo da Notícia - Sua fonte de notícias na cidade de Santa Helena

Quinta-feira, 18 de Julho de 2024

Notícias Santa Helena

União da iniciativa privada e poder público, família inaugura usina de biometano em Santa Helena

Projeto é pioneiro e vem ao encontro de políticas ambientais.

União da iniciativa privada e poder público, família inaugura usina de biometano em Santa Helena
Divulgação
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Um dia memorável para o município de Santa Helena nesta terça-feira (11) com a inauguração de uma usina de biometano numa pequena propriedade da Linha Progresso.

A Usina de Biometano Sandmann foi construída a partir da determinação da família com a parceria de instituições financeiras, universidades, empresas privadas e poder público através dos governos federal, estadual e municipal.

Além do aspecto ambiental com a transformação de dejetos e carcaças de suínos e aves em biometano é relevante a economia que será gerada para a pequena propriedade, substituindo pelo menos em 30% a utilização do diesel e ajudando no aquecimento dos aviários, diminuindo o uso de pellets.

Leia Também:

Através de mensagem, o governador Ratinho Junior parabenizou a iniciativa. “É importante priorizar a preservação do nosso meio ambiente por meio do reaproveitamento energético”, disse Ratinho. “Estou convicto de que esse significativo avanço evidencia ainda mais o município de Santa Helena como produtor de alimentos, finalizou o governador.

Herlon Almeida, coordenador de Energias Renováveis lembrou da curto espaço de tempo, menos de três anos, que o “Renova Paraná” incentiva de forma direta, iniciativas como o da família Sandmann.

Representando a família, Luana Caroline Sandmann se emocionou ao falar da trajetória dos seus pais, das dificuldades encontradas e do momento ímpar que estava vivenciando.

O prefeito Evandro Grade, Zado, destacou a inovação da família Sandmann, lembrando projetos que o município realiza na área de sustentabilidade e energias renováveis.

Já Mario Donizete, representante da empresa que forneceu o mecanismo de adaptação dos motores dos caminhões para utilizar o biometano como parte do combustível da frota e um dispositivo móvel de abastecimento, lembrou o aspecto híbrido, potência e economia.

Características da propriedade

A granja aloja 2.400 suínos de terminação e 140 mil aves de corte e implementou um sistema de tratamento dos resíduos da atividade pecuária para potencializar a produção de biogás e, consequentemente, biometano.

Paralelo, a propriedade possui um projeto de água de reuso que reduz significativamente o odor e a presença de moscas na atividade e foi instalado um jardim filtrante que recicla grande parte da água utilizada na granja. Há outro sistema que caminha inclusive a potabilidade da água utilizada.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!