Universo da Notícia

Notícias Educação

Unioeste entra para ranking das melhores universidades do mundo

Lista, elaborada pela revista inglesa Times Higher Education, avaliou 1.250 instituições.

Unioeste entra para ranking das melhores universidades do mundo
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) entrou para a lista das melhores universidades do mundo. O Ranking Mundial das Universidades, elaborado pela revista inglesa Times Higher Education, foi divulgado nesta semana. Ainda aparecem na lista a UEL (Universidade Estadual de Londrina), a UEM (Universidade Estadual de Maringá) e a UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa).

De acordo com o ranking, as instituições se destacaram internacionalmente e aparecem entre as melhores em quatro áreas de avaliação: Clínico, Pré-clínico e Saúde, Ciências da Vida, Ciências Físicas e Educação. No total, foram avaliadas 1.250 universidades.

As áreas são formadas por indicadores de desempenho agrupados em cinco itens: ensino - o ambiente de aprendizagem -; pesquisa - volume, renda e reputação -; citações - influência da pesquisa -; perspectiva internacional - pessoal, estudantes e pesquisa - e renda da indústria - transferência de conhecimento.

Segundo o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Décio Sperandio, esse é o segundo ranking divulgado pela revista em 2018 que projeta internacionalmente as universidades estaduais. "Essas avaliações são resultados concretos do nosso investimento em áreas estratégicas e fundamentais do ensino superior como pesquisa, extensão e ensino".

Na categoria "Clínico, Pré-clínico e Saúde" foram avaliados cursos de Medicina, Odontologia e outros vinculados à saúde. Em 2018, esse critério avaliou 721 universidades do mundo. As universidades estaduais de Londrina, Maringá e Ponta Grossa figuram entre as 600 melhores.

Nas áreas das "Ciências da Vida", estão contemplados cursos de Biologia, Medicina Veterinária e Educação Física. As instituições também aparecem entre as 600 melhores. A novidade ficou por conta da Unioeste que entrou na classificação.

Para os assuntos de "Ciências Físicas" foram avaliadas as graduações em Matemática, Estatística, Física, Astronomia, Química, Geologia e Ciências Ambientais. As universidades estaduais de Londrina, Maringá e Ponta Grossa estão entre as 800 melhores.

O ranking também adotou a categoria "Educação" que destaca as universidades líderes em educação, formação de professores e estudos acadêmicos em temas de educação. Apenas a UEL aparece nesse quesito, posicionada entre as 400 melhores do mundo.

FONTE/CRÉDITOS: AEN-PR
Comentários:

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Universo da Notícia no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar
Anunciante 035
WK

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, responderemos assim que possível ; )