Universo da Notícia - Sua fonte de notícias na cidade de Santa Helena

Segunda-feira, 20 de Maio de 2024

Colunas/Geral

Traços da personalidade podem ser reflexo de traumas sofridos durante a infância

Estimados Amigos, compartilho um artigo publicado no site Escola Educação nesta segunda (30/1).

Traços da personalidade podem ser reflexo de traumas sofridos durante a infância
Imagem: iStock
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Diversos estudos estão falando sobre a forma como os traumas da infância podem prejudicar a vida adulta. Foi descoberto que traços da personalidade adulta sofrem o impacto de traumas vivenciados na infância. Saiba quais são os traços de personalidade que indicam possíveis traumas na infância.

Traços da personalidade

A personalidade adulta é afetada pelas experiências traumáticas da infância. Citaremos algumas características que mostram que esses traços podem ser desenvolvidos por sofrimentos causados nesse momento da vida.

  • Abuso físico, sexual ou emocional;
  • Negligência;
  • Divórcio ou separação dos pais;
  • Prisão de um pai;
  • Estar exposto à violência doméstica;
  • Abuso de substâncias ou doença mental grave de um dos pais.

Falaremos mais sobre cada uma dessas características abaixo.

Publicidade

Leia Também:

1. Neuroticismo

O neuroticismo trata-se da tendência que um indivíduo tem de vivenciar emoções negativas e uma infância difícil certamente faz com que ele as experimente com certa frequência. Essas pessoas podem ser raivosas, preocupadas, depressivas, e podem apresentar outras formas de ansiedade por conta disso.

As dificuldades emocionais apresentadas costumam ser compreensíveis, já que ela foi exposta a diversas emoções negativas quando criança e não houve nenhum ensinamento sobre como lidar com elas.

2. Raiva, Agressão

Sim, a raiva e a agressão também faz parte da vida dessas pessoas. Dessa forma, elas vão ser, em alguns momentos, hostis e agressivas. E a impulsividade também é um comportamento presente.

Os comportamentos citados, podem ter sido desenvolvidos ao observar os adultos na infância, podendo ser também uma medida de proteção criada para se proteger de maus-tratos ou perdas significativas.

3. Baixa Amabilidade

Pessoas que foram negligenciadas ou maltratadas quando eram crianças, são consideradas, em sua maioria, difíceis de lidar. Elas costumam discutir muito e não conseguem cooperar com os outros.

Elas também preferem trabalhar sozinhas e tendem a estarem cercadas de emoções negativas, principalmente, pela raiva e irritabilidade.

4. Orientação Externa para o Sucesso

Alguns estudos acreditam que vivenciar experiências ruins, podem fazer com que o indivíduo seja arrogante e orgulhoso. Acredita-se que esse comportamento reforça o sentimento de inadequação e/ou vulnerabilidade.

O indivíduo tende a buscar sempre a fama e o sucesso financeiro, mas essa pode ser uma forma de aliviar o sofrimento e as privações vividas no passado.

5. Baixo engajamento

Tenta manter o foco no sucesso, mas não possui uma noção exata de propósito e apresenta dificuldades para encontrar atividades que gostem ou se preocupam. Apesar das dificuldades, tentam ser produtivos e buscam concluir as tarefas.

No entanto, não conseguem se sentir bem consigo, com seus propósitos e realizações, fora que a sua vida social é vazia, pois preferem ser independentes ou indiferentes.

FONTE/CRÉDITOS: https://escolaeducacao.com.br/
Comentários:
Alex Moreno (Estimados Amigos)

Publicado por:

Alex Moreno (Estimados Amigos)

Radialista, flamenguista e sofredor. Aprecia a boa música e bom papo. Começou no jornalismo em 15 de fevereiro de 2003, atuou nas rádios, Liberdade FM, Integração AM, 97,7 FM e Costa Oeste FM. Passou pelos jornais Portal América, Folha de...

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!