Parte da diretoria e de associados à Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), participou nesta quarta-feira (21), de uma agenda com lideranças da área portuária para discutir o futuro do Porto Internacional de Santa Helena. O encontro teve como pauta a apresentação do Plano de Negócios, trabalho desenvolvido pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) contratado pela Administração Municipal.
“Estivemos juntamente com o nosso vice-presidente Rogério Volpi, também nosso diretor Leoveraldo Curtarelli de Oliveira, associados aqui da entidade e outras autoridades, da apresentação deste plano, que nos traz uma nova perspectiva para o desenvolvimento do nosso município e também da nossa região oeste”, ressalta a presidente da Acisa, Claudete Remor.
O diagnóstico realizado pela Fepese incluiu uma análise detalhada dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças que envolvem a operação do porto. A conclusão do estudo revelou que o asfaltamento da rodovia PY-21, no lado paraguaio, prevista para 2026, poderá transferir significativamente o fluxo de mercadorias. Especificamente, espera-se um crescimento de 125% no transporte de grãos e de 100% no transporte de fertilizantes, nos próximos cinco anos.
Além disso, o estudo inclui a possibilidade de captação de 25 novas cargas pelo Porto de Santa Helena. A capacidade atual, de 250 veículos por dia, será ultrapassada no médio prazo, com previsões de movimentação de 272 veículos em um cenário tendencial e de 316 em um cenário otimista.
Para enfrentar esses desafios, foram identificados gargalos operacionais e propostas soluções em sete projetos estratégicos. O estudo ainda destacou a necessidade urgente de definição de um modelo de exploração mais adequado para atender à demanda futura e viabilizar a implementação dos projetos apontados.
Com esses dados, a diretoria da Acisa e demais envolvidos na operação do porto enfatizaram a importância de ações que permitirão ao Porto Internacional de Santa Helena se adaptar ao crescimento previsto, garantindo, assim, a competitividade e eficiência logística na região.
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