O céu de Santa Helena a exemplo do que acontece em boa parte do país está cinzento, o ar pesado e mesmo em pleno inverno as temperaturas que chegaram nesta semana bater os 34ºC, são as mesmas registradas em dias de intenso verão na região.
Tudo isso acaba resultando em problemas à saúde humana, bem como da fauna e flora que sofrem com os efeitos da mudança climática e também o ar poluído pela fumaça que traz muitas vezes componentes tóxicos.
Entramos em contato com o secretário municipal de Saúde de Santa Helena, Dilson Dill, o qual informou ter aumentado significativamente o número de pessoas que procuram as UBS’s - Unidades Básicas de Saúde do município apresentando problemas como crises asmáticas e alérgicas.
O ar seco tem gerado vários casos de sangramento nasal que é provocado pela baixa umidade do ar.
Ainda conforme Dilson Dill, um levantamento feito pela secretaria mostra que a demanda de atendimentos aumentou em cerca 30% nas UBS’s.
SEPARAMOS ALGUNS CUIDADOS QUE PODEM AJUDAR A AMENIZAR OS EFEITOS DO CLIMA;
- Bacia de água
Um umidificador de ar ajuda a tornar o ambiente menos seco e melhorar a qualidade do ar que respiramos em casa. Mas quem não tiver pode utilizar uma bacia com água e colocar no ambiente, como na sala ou no quarto. Isso pode ajudar a evitar o ressecamento da mucosa respiratória, além de aliviar desconfortos em crises alérgicas já manifestadas.
- Hidratação
Especialistas recomendam beber bastante água para manter a hidratação, bem como fazer refeições nutritivas para repor minerais perdidos no suor – sem nunca abusar da comida para não ter indisposição. E não fazer exercícios físicos entre 10 e 16 horas.
- Janela aberta
Ambientes fechados devem ser arejados regularmente. Isso ajuda a fazer o ar circular pelo ambiente e reduz a ação de ácaros, que são inimigos da saúde respiratória, principalmente de quem já tem predisposição de alguma alergia.
- Lavar cobertores e roupas de inverno
Lavar aqueles cobertores e casacos que estavam esquecidos no armário antes do inverno também é recomendado para tirar a contaminação por fungos e mofo.
- Mantenha a casa limpa
Lave tapetes e cortinas com frequências. Aspire e limpe todos os locais que possam acumular poeira.
Crianças e idosos
Crianças e idosos são os mais afetados pela baixa umidade do ar, por isso, é necessário atenção especial a esses dois grupos de pessoas. O cuidado essencial, neste caso, é incentivar a ingestão de bastante água, além de sucos naturais feitos de maneira adequada, e água de coco.
Comentários: