Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 07 de Agosto 2026
MERCADO E AÇOUGUE THOMAS
MERCADO E AÇOUGUE THOMAS
Notícias Saúde

Com queda nas doações, Hemepar solicita com urgência sangue do tipo O

Para ser voluntário é preciso, entre outros requisitos, ter entre 16 a 69 completos, pesar no mínimo 51 quilos.

Com queda nas doações, Hemepar solicita com urgência sangue do tipo O
(Foto: Gilson Abreu/AEN)
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) precisa de doadores de sangue em um dos meses mais críticos do ano por conta das festas e férias de fim de ano. Os eventos afastam os voluntários justamente na época que aumenta o fluxo nas estradas e os acidentes de trânsito. Neste momento, a unidade reforça o pedido de urgência para a doação de sangue no Estado para os tipos O+ e O-.

Na última semana, segundo o Hemepar, foi observada uma queda de aproximadamente 15% no número de doadores. Em dias normais, cerca de 160 a 190 pessoas vão até à unidade de Curitiba fazer as doações. Em dezembro esse número diminui para 100 a 120 doações diariamente.

“Dezembro é realmente um mês atípico para a doação de sangue. As pessoas estão mais distantes por causa dos compromissos de fim de ano ou viajam para outros locais. Sabemos da dificuldade em encaixar os horários para vir até ao Hemepar, mas reforçamos esse apelo”, enfatizou a diretora do Hemepar, Vívian Patrícia Raksa.

Leia Também:

Para ser voluntário é preciso ter entre 16 a 69 completos, pesar no mínimo 51 quilos, ter boa saúde, estar bem alimentado, hidratado e apresentar um documento de identidade com foto. Os homens podem fazer a doação de dois em dois meses, enquanto as mulheres devem respeitar um intervalo de três meses para cada doação.

São coletados aproximadamente 470 ml de sangue, de acordo com o peso e altura do doador, além de quatro tubos de sangue para a realização dos exames. Diariamente, cerca de 700 bolsas de sangue são encaminhadas para hospitais para os mais diversos tipos de tratamento, somando mais de 21 mil bolsas por mês e 252 mil ao ano.

HEMEPAR – O Hemepar é uma das unidades da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná.

É uma entidade sem fins lucrativos e atende à demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados do Estado graças às doações dos voluntários. No Paraná, existem mais de 20 pontos disponíveis para a doação de sangue. Para agendamentos e mais informações, acesse este site.

 
FONTE/CRÉDITOS: Com informações da AEN

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Universo da Notícia
Envie sua mensagem, responderemos assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR