Universo da Notícia

Notícias Saúde

Estudo comprova viabilidade do hospital microrregional em Santa Helena

"Já neste ano serão ofertadas 11 especialidades", segundo o prefeito Evandro Grade.

Estudo comprova viabilidade do hospital microrregional em Santa Helena
DIVULGAÇÃO
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A comissão responsável por analisar a viabilidade da instalação de um hospital microrregional, dotado de especialidades, em Santa Helena, concluiu seus estudos nesta semana e ontem apresentou os resultados aos vereadores.

A reunião seguiu os protocolos de segurança e contou com a presença do prefeito Zado, vice Dinho Maraskin, os nove vereadores, além de secretários e assessores municipais e servidores do setor de saúde.

Na oportunidade, a presidente da Comissão, Edna Lara Wielenz demonstrou aos presentes como a instalação do hospital irá beneficiar a população local que atualmente, muitas vezes, precisa se deslocar a outros municípios para atendimentos com especialistas: "O estudo feito pela comissão oferece total segurança ao Executivo e ao Legislativo de que é viável e isso será um marco para Santa Helena, beneficiando sobretudo quem precisa da saúde pública," afirma.

Foram levados em consideração aspectos financeiros como por exemplo, o que o município emprega atualmente no custeio de consórcios intermunicipais, despesas com transporte, manutenção do Pronto Atendimento, entre outras despesas que serão suprimidas pelo hospital. 

Quanto à estrutura, a comissão avaliou todos os locais propensos a abrigar o hospital e o que apresentou condições mais adequadas no aspecto arquitetônico, que atende às prerrogativas do SUS e que não demanda de investimentos imediatos na parte civil, foi o prédio do antigo Dr. Ciro. 

Entre as especialidades contempladas estão:
- Ortopedia
- Pediatria
- Otorrinolaringologia
- Neurologia
- Angiologia
- Urologia
- Dermatologia
- Geriatria
- Ginecologia e Obstetrícia
- Cardiologia
Além disso, o hospital estará apto a realizar cirurgias gerais e especializadas, internamentos clínicos, cirurgias ginecológicas e também os atendimentos de urgência, emergência e ambulatoriais.

Próximo Passo
Concluído o estudo, o próximo passo é o envio do Projeto de Lei para apreciação do Poder Legislativo. Sendo este aprovado, o Município estará autorizado a conveniar com uma entidade filantrópica que irá gerir o hospital. 

Palavra do Prefeito
O prefeito Zado afirma que este é um sonho antigo de toda a população, e não serão  poupados esforços para realizá-lo.

O Hospital trará segurança e investimentos para o nosso município, que caminha para se tornar um polo microrregional de Saúde: "Já neste ano serão ofertadas 11 especialidades, 1.200 consultas mensais e 83 cirurgias, ou seja, teremos em torno de 1.000 cirurgias previstas no ano e mais de 14 mil consultas/ano e com isso iremos inverter, trazer a população de fora para Santa Helena," explana.

A presidente da Câmara Fabricia Bedendo, classifica como uma grande conquista a instalação do complexo hospitalar e afirma que quem ganha é a população: "Estamos ansiosos pela chegada do Projeto de Lei, pois todos queremos ver esse grande avanço na saúde pública com especialidades e atendimentos em geral pertinho das nossas casas e à disposição de todos os cidadãos" destaca.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!