Entre Rios do Oeste recebeu, no sábado (10), o IV Encontro da Rede de Artesanato dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. A programação foi realizada das 9h às 16h30 e reuniu artesãos provenientes dos municípios lindeiros para atividades de integração, troca de experiências e valorização do artesanato regional.
Entre as atividades, o encontro contou com uma palestra ministrada por Tássia Coppini, que destacou a confecção de souvenirs. A abordagem tratou da produção de peças artesanais voltadas à lembrança e à representação dos destinos turísticos, relacionando o artesanato às possibilidades de valorização da identidade regional.
No período da tarde, os participantes também realizaram uma oficina prática, dando continuidade à programação de aprendizado e compartilhamento de experiências entre os artesãos. “Trabalhamos a oficina do Recria, que visa criar produtos reutilizando materiais”, ressalta Tássia Coppini.
O presidente do Conselho dos Lindeiros, prefeito de Medianeira, Antônio França Benjamim destaca que o aprimoramento é muito importante para o fomento à atividade na região, além de enaltecer a participação de diferentes instituições na promoção ao artesanato, caso do próprio Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, Itaipu Parquetec, Adetur Cataratas e Caminhos, Sebrae e Itaipu Binacional.
O encontro teve como objetivo fortalecer a Rede de Artesanato, ampliar as conexões entre os profissionais e incentivar o compartilhamento de conhecimentos e experiências. A iniciativa também buscou valorizar o trabalho dos artesãos e sua contribuição para a preservação cultural e o desenvolvimento dos municípios da região. “O objetivo é reunir, integrar e trazer novos conhecimentos, caso da palestra e da oficina voltada à economia circular com o desafio de exercitar a criatividade dos participantes”, ressalta a Gestora de Turismo Sustentável do Itaipu Parquetec, Silvana Gomes.
A integração dos artesãos foi ampliada com a participação de um grupo de três integrantes da Associação Medianeira Surdos. O tradutor da entidade, José Luiz Brito de Andrade, ressalta que com esta participação os surdos se sentem inclusos na sociedade de uma forma prática. “Eles se sentem valorizados”, destaca.
O evento foi exclusivo para artesãos dos 16 municípios lindeiros ao Lago de Itaipu.







Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se