A Itaipu Binacional foi convidada para compor o Conselho Latino-Americano da Água (CLAA), instância que atuará na gestão e governança da água e que tem como principais agendas ações de adaptação às mudanças climáticas, projetos e programas para universalização do saneamento básico, cooperação para gestão de águas transfronteiriças, entre outros temas.
O convite foi feito na quinta-feira (23), em Foz do Iguaçu (PR), durante encontro entre gestores da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e os diretores da Itaipu Enio Verri (geral-brasileiro) e Carlos Carboni (de Coordenação).
De acordo com o diretor da ANA Filipe Sampaio, a proposta é que Itaipu coordene a divisão que tratará sobre o nexo água-energia. Ao todo, a entidade contará com 23 seções. "Nós entendemos que o protagonismo de Itaipu neste Conselho seja muito importante", afirmou Sampaio.
De acordo com Verri, uma das missões da Itaipu Binacional, conforme orientação do governo federal, é trabalhar para o fortalecimento da integração entre os países da América Latina. E o Conselho Latino-Americano da Água vem justamente ao encontro dessa aspiração. "Por isso, recebemos o convite com interesse e responsabilidade", afirmou.
Também participaram da reunião, pela ANA, o superintendente da agência Humberto Gonçalves; a superintendente adjunta Renata Maranhão; e o presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB). Pela Itaipu, estavam presentes o superintendente de Gestão Ambiental, Wilson João Zonin; a assistente da Diretoria de Coordenação, Leila Alberton; e a gerente da Divisão de Reservatório, Simone Benassi.
Sobre o conselho
O Conselho Latino-Americano da Água foi lançado em novembro do ano passado, durante o Fórum Latino-Americano da Água, em Aracaju (SE), e será instalado oficialmente em maio, no 10º Fórum Mundial da Água, que neste ano será realizado em Bali, na Indonésia.
Comentários: