Além da vitória expressiva do candidato da situação, Dinho Maraskin com 65,16% dos votos, as eleições desse domingo (6), resultou também na renovação de pelo menos 5 cadeiras no Legislativo de Santa Helena.
Dos nove vereadores atuais, cinco se reelegeram. Tentaram a reeleição, Rodrigo Farina, Paulo Vasatta, Sandra Soethe, Paulo Zembrzuski e Anderson Draghetti.
Apenas Farina não conseguiu a reeleição.
As vereadoras Fabricia Bedendo e Solange Ribeiro disputaram a eleição majoritária para o cargo de vice- prefeita. Fabrícia, que foi a candidata mais votada na eleição de 2020, foi eleita vice- prefeita nesse domingo.
Cinco novos vereadores assumirão mandatos em 1º de janeiro de 2025; Adriana Grasseli, Marcia Sotoriva, Francis Schley, Maurício da Bicicletaria e Aquilis Alba.
Adriana foi sub- prefeita de Vila Celeste, a primeira da história do município a ocupar este cargo, Marcia Sotoriva é esposa do ex- prefeito Jucerlei Sotoriva e já foi secretária de Saúde, Francis Schley é jornalista e além de comandar a assessoria de imprensa do atual prefeito, Zado, já ocupou entre outros cargos o de secretário municipal de Administração.
Aquilis Alba disputou a eleição passada e ficou na suplência. Ele foi secretário de Desenvolvimento Econômico, na atual administração, Maurício é empresário no distrito de São Clemente.
