Universo da Notícia - A informação a serviço do povo!

Sabado, 15 de Novembro de 2025
MERCADO E AÇOUGUE THOMAS
MERCADO E AÇOUGUE THOMAS

Notícias Saúde

Paraná recebe 100 unidades de antídoto contra intoxicação por metanol

Estado tem dois casos confirmados e dois suspeitos de intoxicação por metanol.

Paraná recebe 100 unidades de antídoto contra intoxicação por metanol
Foto: Divulgação/MS
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Ministério da Saúde iniciou a distribuição de etanol farmacêutico, antídoto utilizado no tratamento de intoxicações por metanol, aos estados que formalizaram pedido de reforço de estoque. Paraná é uma das primeiras unidades federativas a receber o medicamento, com o envio de 100 ampolas.

As entregas estão sendo realizadas de forma articulada com as secretarias estaduais de saúde. As unidades distribuídas fazem parte das 4,3 mil ampolas entregues aos estoques dos SUS pelos hospitais universitários federais, em parceria com a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

Neste sábado (4), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a compra adicional de 12 mil unidades de etanol farmacêutico, além de 2,5 mil unidades de fomepizol - os dois medicamentos são utilizados no tratamento de intoxicações por metanol.

Leia Também:

"O Ministério da Saúde atua em tempo real junto às secretarias estaduais e municipais, garantindo o envio dos antídotos e o suporte técnico necessário ao atendimento dos pacientes", reforça o ministro.

Na tarde de domingo (5), a Secretaria de Estado da Saúde confirmou os dois primeiros casos de intoxicação por metanol no Paraná. Os pacientes são homens de 60 e 71 anos, moradores de Curitiba, que consumiram bebidas alcoólicas destiladas e seguem internados na capital. A presença da substância tóxica foi identificada em exames laboratoriais feitos pela Polícia Científica, a partir de solicitação da Sesa.

Além dos casos confirmados, há duas situações em investigação. Uma mulher de 31 anos, moradora de Foz do Iguaçu, apresentou sintomas compatíveis com intoxicação e aguarda o resultado dos exames. O outro caso suspeito é de um homem de 36 anos, também de Curitiba, que deu entrada em um serviço de saúde da capital neste fim de semana após consumir bebida alcoólica.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, todos os casos estão sendo acompanhados de perto e os serviços de saúde receberam uma nota técnica com orientações específicas.

FONTE/CRÉDITOS: Ministério da Saúde
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, responderemos assim que possível ; )