Previsão do Tempo - Domingo, 1º de novembro de 2026
Novembro começa com virada do tempo no Paraná. O domingo começa com sol e calor no Oeste e no Norte, mas termina com pancadas de chuva, trovoadas e risco de temporal em grande parte do estado. O calor e a umidade são o combustível para a instabilidade. O INMET colocou 212 cidades do Paraná em alerta amarelo de perigo potencial para temporais, das 00h às 23h59 de domingo, incluindo toda a Costa Oeste. Na metade Leste, o dia segue mais nublado, com chuva fraca e temperatura mais amena.
No Brasil, o domingo tem sol na maior parte do país, mas com pancadas à tarde e à noite no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte. O maior risco de temporal é no Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Minas Gerais, com possibilidade de granizo no noroeste paranaense e no Centro-Oeste.
Brasil - Principais capitais
Curitiba: 16°C a 25°C, nublado, chuva com 98% de probabilidade, cerca de 5,2 mm.
São Paulo: Sol com nuvens de manhã, pancadas com raios à tarde e à noite.
Rio de Janeiro: Sol com nuvens, pancadas isoladas à tarde.
Belo Horizonte: Sol com nuvens, pancadas com trovoadas à tarde e à noite, risco de chuva forte.
Vitória: Sol com nuvens, pancadas isoladas.
Brasília: 19°C a 29°C, sol com nuvens, pancadas com trovoadas à tarde.
Goiânia: Calor, pancadas com trovoadas, risco de temporal.
Campo Grande: Calor, pancadas com trovoadas à tarde.
Cuiabá: Calor intenso, pancadas isoladas.
Florianópolis: Sol entre nuvens, pancadas isoladas no Vale do Itajaí e no Leste.
Porto Alegre: Sol entre nuvens, tempo mais firme.
Salvador / Recife / Fortaleza: Sol e calor, chance pequena de chuva.
Teresina: Máxima perto de 38°C, sol forte.
Manaus: Pancadas localizadas, calor e umidade.
Belém: Sol com nuvens, pancadas passageiras.
Boa Vista: Calor muito intenso, máxima perto de 37°C.
Palmas: Sol com nuvens, pancadas com trovoadas.
Porto Velho: Sol com nuvens, pancadas localizadas.
Paraná - Previsão geral
Manhã com nebulosidade baixa predominando entre Centro-Sul, Campos Gerais, Norte e Leste. A partir da tarde, o sol aparece entre nuvens, mas áreas de chuva isoladas se desenvolvem em diferentes regiões.
Pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, acompanhadas de descargas atmosféricas. Na metade oeste do Paraná, alerta para risco de tempestades isoladas.
O maior risco regional de tempestades neste domingo se concentra na faixa Norte, incluindo Noroeste, Norte e Norte Pioneiro, mas o alerta amarelo do INMET atinge também Oeste e Sudoeste, com previsão de 30 mm em apenas 1 hora ou até 50 mm em 24 horas, rajadas de vento perto de 60 km/h e eventual granizo.
Na segunda-feira, 02/11, feriado de Finados, a aproximação de um sistema de baixa pressão deve favorecer a expansão das áreas de chuva por todo o Estado, com risco de tempestades em todas as regiões. 23261beb
Tempo e temperatura nas principais cidades do Paraná
Curitiba: Mínima 16°C / Máxima 25°C - Nublado, chuva, 5,2 mm, 98% de probabilidade.
Londrina: Mínima 18°C / Máxima 27°C - Sol entre nuvens, pancadas à tarde, 9,4 mm, 98% de probabilidade.
Maringá: Mínima 19°C / Máxima 28°C - Sol entre nuvens, pancadas à tarde, 10,2 mm, 98% de probabilidade.
Ponta Grossa: Mínima 16°C / Máxima 26°C - Nublado, chuva, 3,8 mm, 98% de probabilidade.
Cascavel: Mínima 18°C / Máxima 29°C - Sol de manhã, pancadas à tarde, 2,8 mm, rajadas até 41 km/h.
Foz do Iguaçu: Mínima 20°C / Máxima 30°C - Sol de manhã, pancadas à tarde, 3,3 mm, rajadas até 38 km/h.
Toledo: Mínima 18°C / Máxima 29°C - Sol de manhã, chuva forte à tarde e à noite.
Guarapuava: Mínima 15°C / Máxima 24°C - Nublado, chuva, 4,4 mm, 92% de probabilidade.
Paranaguá / Litoral: Mínima 19°C / Máxima 24°C - Nublado, chance baixa de chuva, 0,0 mm previsto no modelo municipal.
Costa Oeste do Paraná - Detalhada
A Costa Oeste começa o domingo com sol e calor, mas termina com temporal. Manhã de sol entre nuvens, vento nordeste moderado, e tarde de nebulosidade aumentando rápido. A partir das 15h-16h, pancadas de chuva forte com trovoadas, raios e rajadas de vento. À noite, a chuva continua, com trovoadas espalhadas.
Todas as cidades da Costa Oeste estão na lista do alerta amarelo do INMET para hoje, incluindo Santa Helena, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu, Guaíra, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Quatro Pontes, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Diamante D'Oeste e Ramilândia. 1beb
Foz do Iguaçu: 20°C a 30°C - Sol de manhã, pancadas com trovoadas à tarde e à noite.
Santa Helena: 20°C a 29°C - Sol de manhã, trovoadas à tarde e à noite, cerca de 34 mm no dia. Veja detalhe abaixo.
Toledo: 18°C a 29°C - Sol de manhã, chuva forte à tarde e à noite.
Marechal Cândido Rondon: 19°C a 29°C - Sol de manhã, pancadas com trovoadas à tarde.
Guaíra: 19°C a 30°C - Sol de manhã, pancadas com trovoadas à tarde.
Medianeira: 19°C a 29°C - Sol de manhã, pancadas com trovoadas à tarde.
São Miguel do Iguaçu: 19°C a 30°C - Sol de manhã, trovoadas à tarde e à noite.
Itaipulândia / Missal: 19°C a 29°C - Sol de manhã, trovoadas à tarde.
Entre Rios do Oeste / Pato Bragado / Mercedes: 19°C a 29°C - Sol de manhã, pancadas à tarde.
Quatro Pontes / Nova Santa Rosa: 19°C a 29°C - Sol de manhã, pancadas à tarde.
São José das Palmeiras / Diamante D'Oeste: 18°C a 28°C - Sol de manhã, pancadas à tarde.
Terra Roxa: 19°C a 30°C - Sol de manhã, pancadas à tarde.
Santa Helena - Previsão detalhada para domingo, 01/11
Manhã: Sol entre nuvens, céu parcialmente nublado. 20°C a 27°C. Umidade em torno de 62%. Vento NNE de 16 km/h, com rajadas de 31 km/h. Chance de chuva de 2%. Nascer do sol às 5h49.
Tarde: Calor e nebulosidade aumentando. Entre 11h e 12h, sol, 29°C, chance de chuva 2% a 10%, umidade 60% a 58%, vento NNE de 19 a 20 km/h, rajadas de 35 a 37 km/h, UV 11, extremo. Entre 13h e 15h, nublado, 29°C, chance de chuva 16% a 20%, umidade 60% a 63%, vento N de 16 a 18 km/h. Por volta das 16h, trovoadas isoladas, 27°C, chuva de 34%, 0,31 mm, umidade 69%, vento NNE de 15 km/h. Qualidade do ar moderada, índice 78, principal poluente PM 2.5.
Noite: Trovoadas. Das 17h às 19h, trovoadas, 27°C a 25°C, chuva de 78% a 72%, 1,45 mm a 1,10 mm, umidade 69% a 77%, vento NNE a NE de 13 a 16 km/h. Das 20h às 23h, trovoadas espalhadas, 24°C a 22°C, chuva de 69% a 57%, umidade 82% a 89%, vento NE a ENE de 10 a 11 km/h. Pôr do sol às 18h52.
Resumo do dia em Santa Helena: Mínima 20°C / Máxima 29°C. Chance de chuva 80% no dia todo, com acumulado de cerca de 34,29 mm. Manhã de sol, tarde de virada e noite de chuva com trovoadas. Dia de aproveitar a manhã ao ar livre e recolher roupa, lona e secar o que precisa antes das 16h.
Amanhã, segunda-feira 02/11, feriado de Finados, em Santa Helena: Trovoadas o dia todo. Mínima 20°C / Máxima 23°C, chuva de 100%, com acumulado de cerca de 33 mm. Vento NE de 17 km/h. Atenção redobrada para quem vai ao cemitério, leve capa de chuva e guarda-chuva.
Alerta: Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. Hoje o risco é de temporal, raio, granizo e vento de até 60 km/h na Costa Oeste. Evite ficar embaixo de árvore, perto de poste e de placa durante a trovoada. Não atravesse rua alagada. Tire da tomada aparelho eletrônico se cair raio perto. Para receber boletins da Defesa Civil, envie SMS para 40199 com o CEP da sua residência.

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se