A chuva que caiu no final de semana no Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo não só contribuiu para derrubar as temperaturas, mas também para melhorar a qualidade do ar em áreas que vinham enfrentando o clima seco e efeitos das queimadas que vinham aumentando a cada dia.
Na região oeste várias cidades registraram índices muito altos de componentes nocivos a saúde humana no ar.
A fuligem emitida pelos incêndios, não apenas escureceram o céu da região, mas ocasionaram aumento do número de pacientes que procuraram por Unidades Básicas de Saúde apresentando problemas como crises asmáticas e alérgicas, além de sangramento nasal.
Abordamos o assunto em matéria na última sexta(13).
Clima seco aliado a fumaça provocada por incêndios faz aumentar casos de doenças respiratórias em Santa Helena
Em Santa Helena, por exemplo, segundo a secretaria de Saúde, o aumento foi de 30% do número de pacientes.
A semana começou com temperaturas variando entre 14ºC e 29°C. A umidade relativa do ar está entre 59% e 94%, segundo o Simepar.
Ainda conforme os meteorologistas, Santa Helena deve voltar a registrar nesta semana temperaturas na casa dos 30°C. Volta a chover fraco nesta terça (17) e quarta (18), e há previsão de 30mm de chuva para a próxima sexta-feira (20).
Para se ter uma ideia da mudança no cenário, veja a seguir duas fotos tiradas do mesmo local, uma na última sexta-feira (13), e outra nesta segunda-feira (16).
Comentários: