Após um mês de julho marcado por grande movimento turístico nas Cataratas do Iguaçu, o lado argentino do parque vai fechar temporariamente um de seus principais atrativos. A partir desta segunda-feira (3), poderá começar a desmontagem preventiva das passarelas da Garganta do Diabo, em Puerto Iguazú.
A medida foi autorizada pela direção do Parque Nacional Iguazú após solicitação da concessionária Iguazú Argentina, responsável pela operação turística no local. O objetivo é preservar a estrutura metálica diante da previsão de aumento da vazão do Rio Iguaçu nos próximos meses.
Segundo estudos meteorológicos e hidrológicos, setembro e outubro apresentam maior risco de cheias na bacia do Rio Iguaçu, cenário que pode ser intensificado pelos efeitos do fenômeno El Niño. Para evitar danos às passarelas, toda a estrutura será desmontada gradualmente e armazenada em uma área segura próxima à estação ferroviária da Garganta do Diabo.
Com isso, os visitantes deixarão de acessar um dos pontos mais famosos das Cataratas do Iguaçu. O circuito permite caminhar sobre o rio até poucos metros da principal queda d'água, considerada a mais impressionante do lado argentino.
A concessionária informou que a desmontagem poderá começar a partir de segunda-feira, mas ainda não confirmou se os trabalhos serão iniciados logo no primeiro dia autorizado.
A decisão é considerada preventiva e busca garantir a segurança dos turistas e funcionários, além de preservar a infraestrutura para que o atrativo possa ser reaberto quando as condições do rio voltarem à normalidade.
A medida ocorre poucos dias após o Parque Nacional Iguazú registrar forte movimento durante as férias de inverno. Somente na última semana de julho, mais de 143 mil visitantes passaram pelo complexo turístico argentino.
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se